11 tendências de coberturas para o corretor

16.07.2024 - Fonte: Revista Cobertura

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Confira as tendências em ramos elementares e como os corretores podem experimentar fechar negócios nas diversas modalidades de seguros com o apoio em treinamentos e suporte técnico das companhias.

Leonardo Freitas, diretor Comercial da Bradesco Seguros, aponta que as maiores tendências para o mercado de ramos elementares são as coberturas para eventos climáticos, as PMEs, que estão em expansão, e o agronegócio.

“Os desastres climáticos são cada vez mais frequentes, o que vem impactando o mercado segurador. Nos últimos anos, reparamos uma mudança na percepção da importância do seguro por parte da população, principalmente diante do aumento de fenômenos naturais extremos”, comenta Freitas.

Já o segmento de equipamentos agrícolas da Bradesco fechou o ano de 2023 com crescimento na ordem de R$ 18 milhões, o que representa 8% a mais do que no ano anterior, inclusive citado por ele como a maior aposta. Para equipamentos agrícolas a Bradesco tem duas soluções, cada uma delas possui seus diferenciais específicos.

“A primeira é o Bradesco Seguros Equipamento Agrícola, nosso produto mais tradicional que oferece proteção personalizada para equipamentos de pequeno, médio e grande porte, financiado ou não, próprios ou alugados. A segunda solução é o produto Bradesco Pré-Formatado Equipamento Agro que começou a ser oferecido em março deste ano e é exclusivo para os clientes do Banco. Ele oferece amparo para equipamentos com até três anos de vida, e proporciona ampla proteção para o maquinário com o pacote de coberturas e cláusulas de ampliação mais procuradas pelo produtor agrícola. Tudo isso com contratação simplificada, ágil e sem inspeção de risco”.

Flavio Rewa, diretor Comercial Regional São Paulo-Capital da Allianz Seguros, também destaca o rural devido à força do agronegócio no Brasil. “Além disso, o produtor está mais consciente em relação ao seguro, o que tem feito com que ele deixe de enxergar o seguro como uma despesa e sim entendê-lo como um investimento na proteção e no planejamento do seu cultivo”.

No caso das PMEs, a Bradesco inovou ao apresentar ao mercado coberturas com foco exclusivo no trabalho remoto e Pequenas e Médias Empresas (PMEs). “Atualmente, as PMEs representam 13% do prêmio emitido no segmento de ramos elementares da Bradesco Seguros”.

“Também temos boas expectativas para o Empresarial PME. Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) indicam que, das 21 milhões de empresas ativas no Brasil, quase 99% são PMES. Hoje, elas representam 50% do valor agregado nacional, 60% dos empregos brasileiros e 30% do PIB, segundo dados do Sebrae”, comenta o diretor da Allianz, que também cita a carteira de Transportes como outro ramo que desponta no momento.

No caso dos seguros massificados, Rewa aponta um aumento na contratação do seguro residencial, consequência da popularização do modelo de trabalho híbrido, o que faz com que as pessoas permaneçam mais em casa.

Felipe Smith, diretor-executivo de Produtos PJ da Tokio Marine, aposta no empresarial, garantia, riscos cibernéticos, D&O e energias renováveis.

Como destaque, ele cita o seguro garantia judicial e o depósito recursal. “Os dois são produtos fáceis de vender e de emitir a apólice. Para o cliente, é vantajoso porque, em vez de o dinheiro ficar parado como depósito, ele substitui pelo seguro e investe esse valor em seu negócio”, argumenta Smith, ao lembrar que os juízes aceitam quatro tipos de garantias: dinheiro, fiança, imóvel e o seguro. “Esse é um produto que se o corretor chegar no cliente, com certeza ele vai comprar. Quando o cliente tem uma disputa judicial ele tem que colocar um valor na ação e o seguro substitui a necessidade desse valor”.

Outro destaque é a proteção para energias renováveis, tanto eólica como solar principalmente que, segundo Smith, tem muita oportunidade em grandes e médios negócios.

“O produto voltado para riscos cibernéticos também possui um potencial grande. É um ramo que ainda não tem volume de prêmio expressivo, mas está crescendo na Tokio e no mercado. Inclusive, vejo muitas oportunidades nas pequenas e médias empresas. É uma carteira que pode ser muito bem aproveitada pelos corretores e assessorias”.

Outro produto é o Empresarial, em que a Tokio criou seguros específicos, já que o perfil das empresas e os riscos são diferentes. Por exemplo, restaurantes, clínicas médicas e academias de ginástica.

Como começar

Em sintonia com a quantidade de produtos, a Tokio Marine criou a Mesa de Negócios, setor da companhia que atua como intermediário entre as áreas técnica e comercial para ajudar os corretores a potencializarem os negócios na carteira de pessoa jurídica.

“Investimos bastante nessa área e ela tem sido bastante produtiva. Nossa ideia é crescer os corretores trabalhando com a área de produto pessoa jurídica. Estamos felizes com o resultado. Isso vai ajudar bastante a conexão entre o pessoal da área técnica e o comercial. Essa área tem trazido muitos inputs de melhorias dos próprios corretores”, explica Smith sobre a área que também oferece treinamentos.

Inspirado no case do vida, a companhia quer incentivar corretores e assessorias a trabalharem outros ramos. “Temos muito potencial para crescer. É impressionante como o seguro de vida individual cresceu. Por que não conseguimos vender o garantia via assessorias? Há muito potencial em agregar produtos que ele já tem. Temos discutido bastante como ajudar as assessorias a venderem outros produtos”, ressaltou Smith.

Já a Allianz promove junto aos corretores o treinamento +CAPAZ, em que falam sobre os diversos produtos da companhia e seus diferenciais. “Esses treinamentos são realizados de forma on-line e presencial, durante todo o ano, em todas as regiões do País, e têm ajudado os nossos parceiros de negócios a entender a importância da diversificação da própria carteira e o que isso pode oferecer a ele e a seu negócio”, expõe.

“Nossos seguros são personalizados e completos, garantindo a melhor proteção para o patrimônio do cliente, de acordo com suas necessidades específicas”, garante o diretor da Bradesco.

Para quem deseja iniciar no agro, Freitas exemplifica que o Bradesco Pré-Formatado Equipamento Agro destaca-se pela facilidade na contratação e comodidades oferecidas ao cliente que investiu em um equipamento novo e não abre mão de proteção. “Tudo o que o cliente precisa fazer é escolher um dos planos, de acordo com o que considera mais adequado ao valor do seu equipamento e, pronto! A máquina já fica protegida contra os principais imprevistos que podem ocorrer no campo”, descreve o diretor da Bradesco.

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