Allianz Seguros provocou disrupção no mercado com o lançamento do Frota Fácil Digital
20.07.2023 - Fonte: Allianz
Companhia investiu na integração do mindset digital e do know-how de precificação, assim como em preenchimento inteligente
A tecnologia tem sido a base das maiores transformações do mercado de seguros e da ampliação da percepção de valor dessa indústria por parte das pessoas. Mais do que nunca, as companhias têm trazido inovações e estruturado soluções e processos que contribuem com a proteção da sociedade. Para além do consumidor final, no entanto, é preciso pensar também no corretor, o principal parceiro de negócios das seguradoras, que desempenha um papel crucial na oferta da solução mais adequada ao cliente.
Há tempos que a Allianz Seguros vem investindo fortemente em tecnologia e inovação focada nesses dois públicos. Em 2021, por exemplo, a empresa apresentou o Frota Fácil Digital, um produto que, como o próprio nome diz, é 100% digital da cotação à emissão da apólice. Para esse lançamento, a companhia investiu na integração do mindset digital e do know-how de precificação, assim como em preenchimento inteligente, que carrega automaticamente os dados do veículo. Apenas no primeiro mês de operação do Frota Fácil Digital, a Allianz triplicou o número de cotações para o seguro de Frotas que, atualmente, corresponde a 10% da sua carteira de Automóvel – um percentual que antes ficava em torno de 4%.
“O Frota Fácil Digital provocou uma disrupção no mercado segurador, que até então utilizava, em sua maioria, processos manuais para subscrições e análises relacionadas ao segmento de Frotas”, lembra David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros. Desse modo, as cotações, emissões e renovações das apólices ganham agilidade, sendo realizadas, em média, em cinco minutos. Desde o seu lançamento, o corretor tem trabalhado com o preenchimento de apenas cinco campos: chassi, placa, CEP, bônus e se o veículo é zero quilômetro ou não. Além disso, o parceiro de negócios passou a ter acesso ao valor do seguro na ponta, sem repiques, além de uma precificação exclusiva, com validação das restrições, modelagem e política de preço específica.
Para o consumidor final, por sua vez, o Frota Fácil Digital permite o acesso à apólice de maneira mais ágil e um processo de vistoria on-line, em que o segurado recebe via SMS os links das vistorias de cada veículo de sua frota. A partir disso, ele mesmo dá prosseguimento pelo celular, tornando o procedimento muito mais prático e rápido.
Na avaliação de David Beatham, ao adotar um sistema de cotação inteligente para o seguro da modalidade de Frotas, a Allianz Seguros também otimiza suas operações. “Esta é uma solução que contribui para uma precificação mais assertiva e segura e, também, para uma maior velocidade no processo de cotação e emissão da apólice”, afirma.
Benefícios complementares
Um seguro, seja ele qual for, busca sempre fornecer benefícios complementares com o intuito de conceder ainda mais tranquilidade e, como o próprio nome diz, mais segurança aos clientes. No caso do seguro de Frotas, David Beatham aponta que a lista de benefícios da Allianz inclui itens como descontos em produtos e serviços de empresas parceiras – entre eles locação de veículos, serviços automotivos, compra de pneus e acessórios e estacionamentos. “Além disso, o segurado conta com serviços como a opção de voucher de carro de aplicativo em vez do carro reserva, e também com carro reserva por 7 dias em sinistros como terceiro. Há, ainda, oficinas referenciadas em todo Brasil, com garantia dos reparos por 3 anos, sem custo adicional para o segurado”, finaliza o executivo.