Aumento da abertura de empresas gera oportunidades no seguro empresarial
22.03.2023 - Fonte: Revista Apólice
Produto visa manter a integridade financeira das empresas, caso ocorra algum evento que possa colocar em risco a continuidade do negócio
Um dos grandes sonhos do brasileiro é ser dono do próprio negócio. No Brasil, foi registrada a abertura de 3.838.063 novas empresas em 2022, um aumento de 14,1% em comparação com 2020, segundo dados do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Para aumentar as chances de sucesso, é necessário adotar algumas medidas para proteger o patrimônio da empresa. Uma delas é a contratação de um seguro empresarial. O produto visa manter a integridade financeira das companhias, caso ocorra algum evento que possa colocar em risco a continuidade do negócio. Entre as suas coberturas, ele protege contra incêndio, queda de raio, explosão, fumaça, queda de aeronave, roubo de bens e valores, danos elétricos, vendaval, perda ou pagamento de aluguel, responsabilidade civil operações, lucro bruto e despesas fixas.
“Empresas recém-inauguradas devem reduzir perdas financeiras o máximo possível, e o seguro empresarial é uma boa ferramenta para isso. A criação de produtos com coberturas ainda mais personalizáveis, de acordo com a necessidade de cada negócio, possibilita um custo mais aderente ao orçamento do cliente” afirma a superintendente de Ramos Elementares da Bradesco Seguros, Raquel Cerqueira.
Ainda de acordo com o Mapa de Empresas, o microempreendedor individual (MEI) é responsável por 57,6% dos negócios ativos no País, além de representar 74,7% das empresas abertas no último quadrimestre de 2022.
Para Sidney Cezarino, diretor de Seguros Patrimoniais da Tokio Marine, a conscientização é fundamental para que esses empresários contratem o seguro empresarial, independente do tamanho do negócio. “Infelizmente, por questões culturais e até mesmo financeiras, os empresários brasileiros investem pouco em prevenção e gerenciamento de riscos, e ainda contratam poucas apólices”.
David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros, acredita que para essa proteção seja mais conhecida, o mercado de seguros deve desmistificar a ideia de que o seguro é somente uma despesa, mas sim um investimento no patrimônio da empresa. “É importante que o setor invista na capacitação do corretor e no trabalho constante deste profissional, para aumentar a cultura não só de comercialização e aquisição deste produto, mas pelo correto entendimento dos empresários no que diz respeito a essa solução”.
Para a superintendente de Seguros Gerais Massificados da Mapfre, Andrea Nogueira, os corretores também podem aproveitar a venda do seguro empresarial para identificar outros gaps de proteção que as empresas possam ter, como a contratação de um seguro de vida ou seguro de frota para os carros da companhia, por exemplo. “De modo geral, o aumento do empreendedorismo na sociedade brasileira proporciona aos corretores um extenso campo de atuação, podendo ofertar uma gama variada de seguros para as diferentes necessidades desses novos empreendedores”.