Brasileiro deve poupar mais em 2023
02.02.2023 - Fonte: Lide Multimídia
Consórcios cresceram em 2022 e seguem em alta para este novo ano
Em 2022, a procura por consórcio registrou alta no mercado. Segundo especialistas, um dos principais motivos, além da facilidade, foi a busca pelo planejamento financeiro antecipado que está cada vez mais presente na população devido à realidade econômica. Além disso, com os juros altos e poucos créditos disponibilizados, a modalidade ganhou força. Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que, somente no primeiro semestre de 2022, o consórcio alcançou o maior volume de vendas dos últimos 10 anos, somando 1,85 milhão de cotas.
A associação informou ainda que a venda de novas cotas, entre janeiro e novembro do último ano, apresentou alta de 14,5%, em relação ao mesmo período de 2021. Portanto, de 2005 a 2022, conforme dados da ABAC, o crescimento do mercado de consórcios foi de 225%. O mesmo aumento foi notado na Lojacorr Consórcios, maior rede de Corretoras de Seguros independentes do Brasil e sócia da BR Consórcios, que fechou 2022 com R$ 40,3 milhões em produção.
Para Mauro Alvim, gerente Regional Norte, Nordeste e Centro-Sudeste da Lojacorr Consórcios, a instabilidade da economia, juros altos e a inflação estão sendo fatores que impulsionam o sistema de consórcio para quem deseja poupar e adquirir bens. "Como o consórcio não possui juros - apenas Administração no período – trata-se de uma ótima alternativa para as pessoas realizarem seus sonhos de forma programada e, assim, o corretor fortalece seu mix de produtos para atender o cliente final, com mais esta possibilidade de manter o poder de compra da população", explica.
Dayane Crepaldi Barroso Silva, gerente regional São Paulo, SP Centro-Norte e região Sul da Lojacorr Consórcios, também defende que os benefícios do sistema de consórcios são muitos. "Além de ser bastante democrático e acessível, atualmente, permite um leque de opções. Desde a aquisição variada de itens, compra de imóvel (comercial, residencial e rural), automóveis (novos e seminovos), até a realização de reformas, viagens, festas, cirurgia plástica, tratamento dentário, cursos e outros", explica. Para ela, essa união de forças e experiências propicia a ampliação do portfólio de produtos. "Aprimora a gestão da força de vendas, aumenta a velocidade na formação de grupos, entre outros benefícios consideráveis para a pessoa e para o mercado", finaliza.
Sobre a modalidade de consórcio
O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar uma poupança coletiva para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Sobre o perfil de clientes, segundo análises, as pessoas solteiras buscam mais o consórcio de automóveis, enquanto as pessoas casadas procuram mais o consórcio de imóveis. Apesar das pessoas físicas ainda serem predominantes, empresas e empresários estão investindo mais em conquistas e se planejando para futuras aquisições.