Breno Kor: Cadê o bônus?
05.08.2024 - Fonte: Breno Kor
Texto por Breno Kor, sócio diretor da Kor Corretora de Seguros
As reclamações sobre as mudanças no critério de bônus dos segurados, tem muito mais uma natureza política, do que a defesa do segurado. No meu entendimento as mudanças são boas para os segurados. Para as seguradoras, trazem simplificações no processo, e para os corretores mais vantagens para seus clientes. Talvez algum agravamento, no caso de frotas e transferência de bônus, mas olhando bem, dá para entender os argumentos técnicos das Cias.
O vídeo veiculado no Youtube da TV Sincor, #SincorDigital, sobre as mudanças no mercado na carteira de Automóvel, traz uma conversa entre a Vice Presidente e coord. da comissão Intersindical do SINCOR SP e a Vice Presidente da comissão de Auto da FenSeg, e é bastante esclarecedor.
O que me move a comentar sobre este tema é motivado por outras causas, já abordadas em artigos anteriores. As informações do contrato não são claras, não são percebidas pelo segurado, mesmo aquelas que trazem vantagens a ele. O que serve o Bônus para o segurado, quando o seguro aumenta o preço? Isso ele percebe claramente. Para ele, o que é bônus, quanto é, e por que? Não seria mais simples constar – desconto pela não utilização e colocar o valor, ou mesmo em vez de desconto, Cashback, palavrinha mágica que encanta os consumidores.
Também vale destacar o que as Cias alegam, ou seja, as mudanças também decorreram das reclamações de diversos corretores sobre o falso bônus, que desiquilibra a boa relação de concorrência entre os players do mercado. Foram ouvidos diversos corretores ao longo de 1 ano e meio. Ora o canal oficial para tratar deste problema de forma estrutural não é o Sincor? Também a velocidade da implantação destas medidas, agrava o risco de cometer algum erro o que faria as Cias perderem uma Classe de Bônus (?), mas perderia quanto, difícil entender não é mesmo?