Carnaval tem aumento de 25% nos sinistros ligados à ingestão de álcool ou substâncias psicoativas
21.02.2024 - Fonte: Portal ONSV
Nos últimos 3 anos (2021, 2022, 2023), a ingestão de álcool ou outras substâncias psicoativas foi a principal causa de, em média, 16,2 sinistros por dia durante o período de carnaval. Em comparativo, nos demais dias do ano, a média de sinistros por dia com a mesma causa principal foi de 12,7. Isso representa um aumento aproximado de 25% na média de sinistros por dia durante o carnaval, cuja principal causa foi a ingestão de álcool ou outras substâncias psicoativas.
Durante a época de carnaval nos últimos 3 anos, foram registrados 3.363 sinistros em rodovias federais, com 3.064 feridos leves, 862 feridos graves e 277 óbitos.
O álcool no organismo pode causar diversos fatores, como a perda de concentração, redução na capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, visão turva, atraso no tempo de reação, aumento na sonolência. Tudo isso afeta drasticamente na condução segura do veículo.
Ao ingerir essas substâncias e dirigir, além de trazer risco à própria vida, o condutor pode causar perigo na vida de outros motoristas, podendo gerar sinistros de trânsito fatais.
"Só quem já perdeu um parente, quem já se envolveu numa ocorrência dessa sabe o risco que é beber e dirigir. Não existem níveis seguros de ingestão de bebida alcoólica pra quem dirige. Então, se vai brincar o carnaval e vai beber, use os aplicativos de transporte, use o sistema de transportes público." - destacou o CEO do Observatório, Paulo Guimarães.
Curtir o carnaval com responsabilidade é dever de todos, a paz no trânsito começa dentro de cada um de nós.