Classe de bônus no seguro auto: entenda passo a passo quais são as mudanças
31.07.2024 - Fonte: Seguro Nova Digital
Mais de 4 mil pessoas assistiram à live “Mudanças no seguro automóvel”, promovida pelo Sincor-SP nesta quinta-feira, 25. O sindicato destacou que atendeu ao pedido da FenSeg (Federação de Seguros Gerais) de disseminar a informação sobre as mudanças na classe de bônus.
Para orientar os corretores de seguros, a vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, recebeu a vice-presidente da Comissão de Automóvel da FenSeg, Keila Farias. “São mudanças para ajudar no processo de modernização e inovação do seguro”, defendeu Keila Farias.
Segundo a convidada, as seguradoras têm vários canais de atendimento aos corretores. “Recebemos muitas sugestões, principalmente na parte de burocracia, do processo de aceitação dos seguros. Na pandemia tivemos um processo acelerado de inovação. As seguradoras se uniram para ajustar vários processos e um dos últimos que ficaram foi o bônus. Por isso, há um ano e meio estamos reunidos, compilando varias informações dos corretores por todos os canais diretos com as seguradoras para analisar como evoluir a parte de bonificação”, disse.
Classe de bônus: quais são as principais mudanças?
Entre as principais alterações está a ampliação do prazo para concessão/manutenção do bônus:
- Acréscimo de bônus (sem sinistro) de até 30 dias para até 60 dias (contados a partir do fim de vigência da apólice);
- Redução de bônus em apólice não renovada de até um ano (redução mensal) para até dois anos (após, será zerado);
- Alteração de cobertura (ex. inclusão de casco) de redução para manutenção (endosso);
- Alteração de categoria (ex. de táxi para passeio) de redução para acréscimo (renovação sem sinistro).
- Carros de test drive, viagem de entrega, locadoras, autoescola e chapa de experiência/fabricante permanecem sem bônus.
Na Transferência de Bônus (TDO), o bônus passa a ser exclusivamente do Segurado pessoa física ou pessoa jurídica. De acordo com as novas regras, bônus é pessoal e intransferível, não sendo mais transferido para outro CPF ou CNPJ, independentemente de vinculo ou sociedade. Keila apontou que este é o processo com maior quantidade de dúvidas e divergências na central de bônus atualmente, ocasionando morosidade na emissão e um grande trabalho operacional, além de descontentamento do segurado.
Também houve mudanças em relação às frotas. Para este segmento, a classe de bônus deixa de ser considerada. A justificativa é que as seguradoras já avaliam preço e aceitação, de acordo com o perfil da frota. Os dados da renovação serão considerados para outras avaliações como solicitação de vistoria, vigência etc.
A partir do dia 3 de agosto entram em vigor novas regras para os bônus de seguro de automóvel. De acordo com a representante da FenSeg, a mudança tem como objetivo: adequar as regras a pedido dos corretores, simplificar e personalizar os critérios de bônus, eliminar dúvidas de entendimento das regras, reduzir o operacional, agilizar a emissão da apólice e evitar o uso do bônus indevido.
Fenacor critica decisões
Em nota, a Federação Naional dos Corretores (Fenacor) classificou as mudanças como “prematuras”. Nesse sentido, a entidade solicita a suspensão imediata de implementação dessas propostas e propõe a criação de um grupo de trabalho conjunto, que inclua representantes da Federação, para analisar detalhadamente as propostas e suas implicações.
“Acreditamos que uma discussão madura e inclusiva é fundamental antes de qualquer implementação que possa causar impactos significativos no mercado. Essas propostas suscitam preocupações significativas em nossa entidade, principalmente devido à ausência de participação dos corretores de seguros nas discussões que as originaram”, destaca o texto da nota.