CNseg apresenta Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros em Porto Alegre
11.04.2023 - Fonte: CNseg | Fotos Seguro Gaúcho
Setor segurador pagou R$ 10,4 bilhões em indenizações, benefícios, resgates e sorteios para os segurados do Rio Grande do Sul no ano de 2022
O presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, apresentou o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização (PDMS) para lideranças do setor segurador, durante evento do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindsegRS), em Porto Alegre.
O PDMS é estruturado em quatro eixos de trabalho: imagem do seguro, canais de distribuição, produtos e eficiência regulatória, que foram divididos em 65 iniciativas, que irão balizar as ações nesta indústria de 2023 a 2030, tanto no âmbito do setor público quanto no do privado.
“O Plano foi criado a partir da percepção de que o mercado de seguros pode gerar mais reservas para a poupança nacional e direcionar mais recursos para importantes projetos nacionais, ao apoiar iniciativas públicas e privadas. Assumimos riscos das mais diversas atividades econômicas e oferecemos proteção aos indivíduos e às empresas”, ressalta Oliveira.
O Plano tem dois objetivos principais: aumentar a parcela da população atendida em 20% pelos diversos produtos do mercado de seguros, previdência aberta, saúde suplementar e capitalização; e elevar o pagamento de indenizações, benefícios, sorteios, resgates e despesas médicas e odontológicas dos atuais 4,6% do PIB para 6,5% do PIB.
O presidente da CNseg estima que, como consequência da implementação do Plano, em termos de receita, o mercado alcance 10% do PIB nacional em 2030.
Guilherme Bini, presidente do SindsegRS, João Amato, presidente do SindsegSC, Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, e André Thozeski, presidente do Sincor RS.