Dia do Corretor de Seguros: a história e os desafios de uma profissão em constante evolução
10.10.2024 - Fonte: Seguro Catarinense l Andréia Pires
No sábado, dia 12 de outubro, celebramos o Dia do Corretor de Seguros, um profissional essencial para a segurança e tranquilidade da sociedade. Em nome do Seguro Catarinense, prestamos uma homenagem especial a todos aqueles que dedicam suas vidas a proteger o patrimônio e o futuro dos brasileiros. Para marcar essa data, destacamos a trajetória inspiradora de Auri Bertelli, sócio proprietário da Oriento Consultoria e Corretora de Seguros, vice-presidente do Sincor-SC e delegado do Sincor na Fenacor, que há 55 anos atua no mercado de seguros.
O profissional da área de corretagem de seguros começou sua jornada em abril de 1969 e, durante 35 anos, trabalhou como segurador, ocupando cargos estratégicos, como gerente comercial e gerente geral para o estado de Santa Catarina. Desde 2004, ele atua como corretor de seguros, uma trajetória que lhe permite observar as muitas mudanças que transformaram o setor ao longo das décadas.
"Quando comecei, os corretores tinham apoio total das seguradoras, o que, de certa forma, acomodou muitos profissionais que hoje lutam para acompanhar a velocidade das exigências do mercado, especialmente no que se refere à tecnologia", reflete. O profissional viu o mercado evoluir com o surgimento de novos produtos e, segundo ele, "daria para escrever um livro" sobre essas transformações.
Auri ressalta que, apesar dos desafios, há muitas oportunidades para aqueles que estão dispostos a se adaptar. Ele observa que alguns corretores tiveram a sorte de contar com filhos interessados na profissão, dando continuidade ao legado familiar nas corretoras. No entanto, o VP do Sincor-SC faz um alerta: "Muitos ignoram as oportunidades e focam apenas no seguro de automóvel, por ser um produto que o consumidor já procura. Mas, para se destacar, é necessário diversificar o mix de carteiras".
Para Bertelli, o mercado de seguros não é mais um ambiente para amadores. Os corretores que não se atualizarem serão forçados a buscar parcerias para garantir sua sobrevivência no setor. Contudo, Auri mantém o otimismo e continua a transmitir mensagens de incentivo aos que estão começando. "Seguro é um mercado promissor, com infinitas possibilidades de sucesso", afirma.
Além de destacar a importância da inovação e da atualização, o entrevistado enaltece o papel do corretor de seguros como um profissional que leva, aos quatro cantos, produtos de transferência de risco e garantias que protegem o patrimônio das pessoas. "Precisamos reconhecer o trabalho desse profissional, que tem a linda missão de levar proteção e segurança aos seus clientes".
Neste Dia do Corretor de Seguros, o Seguro Catarinense expressa sua gratidão a todos os profissionais que, como Auri Bertelli, dedicam suas vidas a proteger a sociedade. Que essa homenagem sirva como inspiração para as novas gerações de corretores, que têm diante de si um mercado em constante transformação, mas com infinitas oportunidades de crescimento e sucesso.
Parabéns a todos os corretores de seguros pelo seu dia!