Em coletiva de imprensa, Bradesco Seguros apresenta o ILP - Indicador de Longevidade Pessoal

08.10.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho | Julia Schneider

WhatsApp Image 2024-10-07 at 21.36.56

Reforçando suas ações junto ao tema da longevidade, o Grupo Bradesco Seguros e o Instituto Locomotiva desenvolveram o Indicador de Longevidade Pessoal (ILP). A ferramenta foi apresentada durante uma coletiva de imprensa exclusiva realizada na noite de segunda-feira (07), em São Paulo (SP), com condução de João Paulo Cunha, Diretor do Instituto de Pesquisa Locomotiva, e Alexandre Kalache, especialista em envelhecimento.

Criado por especialistas, com uma metodologia inédita e inovadora, com o Indicador é possível medir, em uma escala de 0 a 100, a "nota de longevidade" dos brasileiros adultos, em todas as faixas etárias, levando em consideração um balanço de diferentes aspectos das nossas vidas, desde a saúde física e mental, até interações sociais e situação financeira.

"Pensamos muito em como poderíamos contribuir para que as pessoas reflitam e tomem atitudes que façam com que elas vivam mais e melhor. O ILP surgiu para que possamos começar essa jornada de entendimento", destacou Alexandre Nogueira, diretor de Marketing da Bradesco Seguros.

O teste está disponível gratuitamente para todos, podendo ser acessado clicando aqui.

Um legado para a sociedade

Além de propiciar uma autoanálise ao usuário que responde à avaliação, o ILP também servirá como metodologia para entender melhor a relação do brasileiro com o tema da longevidade, sendo um legado para a sociedade.

Testado com 1.058 pessoas, de perfis diversos e de todas as regiões do Brasil, o Indicador apontou dados interessantes. Com score médio de 64 pontos, apenas 38% dos brasileiros entendem totalmente o conceito de longevidade. Além disso, as finanças se mostraram o aspecto mais desafiador.

João Paulo Cunha, Diretor do Instituto de Pesquisa Locomotiva

Ainda segundo o estudo, a sociedade ainda não atribui aos idosos conceitos como vida social ativa, com 80% dos respondentes associando-os a conceitos conservadores. Em contrapartida, 71% declararam que as pessoas mais velhas são fontes de inspiração e 89% concordam que elas têm muito a ensinar aos mais jovens.

"O ILP veio para desmistificar algumas percepções. Dados da pesquisa mostram que as pessoas mais velhas são mais ativas e exemplares que os jovens em diversos aspectos. 65% do público 50+ afirmaram estar satisfeitos com suas relações pessoais, enquanto os jovens de 18 a 29 anos, comumente associados a uma vida social ativa, mostraram que, na verdade, têm mais frustrações nessa área: 19% não estão satisfeitos com suas relações pessoais", destaca Alexandre Kalache.

Alexandre Kalache, Médico-gerontólogo, presidente no Centro Internacional de Longevidade

O ILP - Indicador de Longevidade Pessoal chega como uma ferramenta para ampliar a educação e as discussões em torno do envelhecer com maior segurança e qualidade de vida.

Clique aqui e descubra o seu ILP.



Notícias Relacionadas