Enchente em Blumenau pode atingir 12 metros no fim de semana, alerta Defesa Civil
06.10.2023 - Fonte: NSC Total
O alto volume de chuvas previsto para os próximos dias pode fazer com que o nível do Rio Itajaí-Açu atinja 12 metros em Blumenau no final de semana, divulgou a Defesa Civil de Santa Catarina. Com essa cota, mais de 600 pontos ficam inundados na cidade, o que significa mais de 10,1 mil imóveis atingidos e 38,5 mil pessoas afetadas.
A previsão indica chuvas volumosas a partir de sexta-feira (6), com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações em praticamente todo o Estado. Os momentos de temporais podem intercalar com breves períodos de melhoria, diz ainda a nota da instituição.
Entre a noite de sexta e o sábado (7), as instabilidades se intensificam entre o Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. No Vale do Itajaí os acumulados devem variar entre 40 e 70 milímetros.
O pico deve ser no domingo (8), quando a chuva se espalha para todas as regiões, incluindo o Vale, e são esperados acumulados entre 100 milímetros e 150 milímetros. Com tanta chuva, além do alto risco para deslizamentos, o rio deve subir gradualmente, podendo chegar entre “11 e 12 metros”, de acordo com a nota hidrometeorológica divulgada pelo órgão.
No início da próxima semana a previsão é que a chuva diminua no Estado.
Projeção para Rio do Sul
Rio do Sul, que também entrou em situação de enchente nesta quarta-feira (4) junto com Blumenau, pode ter o nível do rio chegando a 11 metros, informa a Defesa Civil. Mais de 100 famílias deixaram as casas entre esta quarta e quinta-feira e procuraram os oito abrigos do município. Moradores usaram até barco para tirar os móveis de dentro das casas, em um corre-corre contra o tempo. Nesta manhã havia cerca de 410 pessoas nos espaços.
Em Blumenau foram mais de 80 ocorrências atendidas pela Defesa Civil, sendo 54 por deslizamentos. Quase 20 pessoas procuraram o abrigo aberto no bairro Itoupava Norte. Na quarta-feira, o volume médio de chuvas foi de 90 milímetros e o pico do Itajaí-açu foi de 8,78 metros.