ENS lança Pós-Graduação inédita no Brasil

31.07.2024 - Fonte: ENS

7e421a4b-bacf-4123-9ee9-7298b2e0cf3c

A ENS promoveu, em São Paulo, o “ENS Claims Experience – Seguros, Sinistros e Desastres”, evento idealizado pela área de Pós-Graduação e Programa Especiais da Escola de Negócios e Seguros (ENS), que reuniu líderes de seguradoras, corretores de seguros, resseguradores e o órgão regulador para debater os impactos dos desastres naturais e outros sinistros na indústria de seguros.

O Claims Experience teve mais de 600 inscritos, entre presenciais e remotos, e foi transmitido ao vivo pelo canal da ENS no YouTube, alcançando 861 visualizações.

Na ocasião, houve o lançamento da nova Pós-Graduação em Gestão de Sinistros da ENS, que tem início previsto para 6 de agosto. “Estamos entusiasmados em oferecer este curso, que já conta com 45 alunos matriculados. Ele representa um avanço significativo na formação de profissionais especializados”, disse Gustavo León, professor da ENS e coordenador acadêmico da nova pós-graduação.

O docente reforçou ainda o pioneirismo da Escola ao anunciar o programa inédito no Brasil.

“A pós em Gestão de Sinistros da ENS é a primeira no País a tratar especificamente de sinistros. É crucial que os profissionais tenham essa formação, pois frequentemente lidamos com sinistros sem estudo acadêmico aprofundado. Pela primeira vez, teremos uma pós-graduação focada em sinistros, proporcionando contato direto com profissionais de seguradoras, corretoras, reguladores e outros stakeholders do mercado de seguros”.

A Pós-Graduação em Gestão de Sinistros abordará todos os aspectos essenciais e fundamentais da gestão de sinistros, desde os fundamentos teóricos até as práticas avançadas de regulação e indenização. Os participantes entenderão o papel crucial dos diversos stakeholders envolvidos nesse processo.

Ministrado na modalidade on-line com aulas ao vivo, os encontros serão conduzidos por um seleto grupo de docentes, sempre às terças e quintas-feiras, da 19h às 21h. O investimento é de R$ 3.750,00, podendo ser parcelado em 12 vezes no cartão de crédito e em até 7 vezes no boleto bancário

Abertura

Coube a diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro, conduzir a abertura do encontro e destacar a relevância dos debates para a preparação do mercado.

“É interessante ver como as pessoas estão interessadas sobre sinistros e como ele se relaciona com o nosso mercado. O evento de hoje é para compartilharmos experiências e buscarmos soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos”, afirmou.

O início nas atividades foi marcado pelo circuito de palestras com expoentes players do mercado. O primeiro painel contou com a participação de Pery Saraiva, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele apresentou a palestra “Seguros para Riscos Climáticos, Ambientais e ESG”, abordando as consequências dos riscos climáticos e os desastres naturais na infraestrutura.

Em seguida, Andre Dabus, diretor de Infraestrutura e Construção na Marsh Brasil, falou sobre a necessidade de preparação por parte das entidades seguradoras, enquanto a diretora técnica da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Júlia Normande Lins, discutiu como regulamentações novas e mais robustas poderão fortalecer o setor.

O segundo painel foi mediado pelo professor e coordenador acadêmico da ENS, Luiz Macoto Sakamoto, e contou com a participação da superintendente de Claims da Zurich Seguros, Cristiane Abdalla; da superintendente de Relacionamento de Sinistros no IRB RE, Juliana Miranda; do sócio do CGV Advogados, Thiago Junqueira; e do diretor na Sedgwick, Valdemir Menezes.

Os palestrantes compartilharam suas experiências e vivências em seguros, explorando os desafios e soluções de melhor resultado na gestão de sinistros.

Notícias Relacionadas