EXCLUSIVO: Cobertura dos seguros habitacionais no RS para os atingidos pela cheia

24.06.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho

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Estamos vivendo um recomeço após a maior enchente da história do Rio Grande do Sul, com estragos atingindo 80% do estado. Em uma situação onde dezenas de pessoas perderam a vida e milhares as suas casas, surge à dúvida de como será a reconstrução depois da tragédia. Para aqueles que tiveram seu imóvel danificado pelas enchentes e possuem financiamento ativo, há uma esperança: o seguro habitacional.

A notícia que pode acalentar quem adquiriu ou construiu imóveis por meio de financiamento imobiliário são as coberturas presentes no seguro que é obrigatório em todos os contratos de financiamentos de imóveis, independentemente, do banco, bem como para as incorporadoras ou construtoras que fazem a venda parcelada de unidades habitacionais.

Entendendo como funciona a modalidade das coberturas

  • Cobertura de Danos Físicos ao Imóvel (DFI): Tem como objetivo garantir a integridade do imóvel financiado. Além de oferecer proteção contra danos causados por incêndio, raio e explosão, também cobre prejuízos por eventos de causa externa, decorrentes de inundação ou alagamento, ainda que causados por chuva, e desmoronamento total, entre outros. Se houver necessidade de desocupação do imóvel devido à ocorrência de sinistro coberto, deverá ser prevista indenização correspondente aos encargos mensais do financiamento. Porém, é importante destacar que este tipo de cobertura não garante os móveis e utensílios, uma vez que estes, são garantidos somente por apólices contratadas diretamente pelos proprietários dos imóveis, junto a uma seguradora com a intermediação de um profissional corretor de seguros.
  • Cobertura de Morte e Invalidez Permanente (MIP): Além do DFI, o seguro habitacional também inclui esta garantia que assegura a quitação da dívida imobiliária e a permanência do imóvel com a família em caso de falecimento do(s) contratante(s) do financiamento imobiliário. Além disso, garante a liquidação da dívida do devedor em caso de Invalidez Permanente Total, seja ela, por acidente ou doença.

Como acionar o seguro

Para acionar o seguro habitacional, o movimento mais indicado é solicitar o acionamento diretamente com o banco financiador, incorporadora ou construtora onde o crédito imobiliário foi contratado.

Medidas anunciadas pelos principais bancos

Instituições bancárias anunciaram uma série de medidas em apoio à população atingida pelos fortes temporais no Rio Grande do Sul. Entre as iniciativas, estão a ampliação de linhas de crédito, isenção de tarifas e suspensão da cobrança de contratos em atraso curto. As medidas contemplam tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

A Caixa Econômica Federal, que é uma das instituições financeiras mais tradicionais, quando o assunto é financiamento imobiliário, anunciou as seguintes medidas para apoiar os atingidos:

  • Contratos habitacionais: possibilidade de pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação dos clientes. Também será possível incorporar as prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes. A Caixa dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações.
  • Assessoria técnica aos municípios: além do envio de equipe técnica as regiões mais afetadas, as prefeituras poderão contar com apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas em contratos já acompanhados pela Caixa.

Saiba como solicitar

Para contratações do seguro até 15/02/2021, o serviço de assistência e sinistros é realizado pelo telefone 0800-274-1000. Para contratações após 15/02/2021, o serviço de assistência funciona 24 horas e pode ser realizado através do número 0800-722-4926. Para sinistros, o contato é 0800-722-4923. Para os segurados do Caixa Vida e Previdência, a central de atendimento para serviço de assistência e sinistros, atende pelo 0800-722-2492.

Segundo a Caixa, nos financiamentos habitacionais, os clientes podem solicitar a pausa de até três meses nos contratos, desde que, os mesmos estejam localizados nas regiões atingidas.

Canais de Atendimento

Para solucionar dúvidas ou obter informações, os segurados da Caixa podem contar ainda com o “Alô Caixa” pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões). Também é possível utilizar canais como Internet Banking Caixa e os aplicativos Caixa Tem, FGTS e Habitação Caixa, entre outros.

Clientes que possuem financiamento imobiliário de outros bancos podem buscar informações diretamente no site da sua instituição financeira.

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