Executivos da CAPEMISA debatem o futuro do setor em evento da CNseg

04.07.2024 - Fonte: Danthi

98798798798

O presidente da CAPEMISA Seguradora, Jorge Andrade, e o Diretor da CAPEMISA Capitalização, Marcio Coutinho, participaram do Fórum de Liderança, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, na Bahia. A entidade reuniu autoridades do mercado segurador, Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, entre ministros, senadores, deputados, dirigentes da SUSEP, em debates sobre o futuro e possibilidades de negócios do setor.

Dados da CNseg apontam que o mercado segurador, incluindo Saúde Suplementar, foi responsável por arrecadar cerca de R$ 670 bilhões em receita no ano passado, o que corresponde a 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Deste volume, cerca de R$ 467,9 bilhões foram devolvidos aos clientes na forma de indenizações, rendas mensais, sorteios, etc. Além disso, até o final de 2023, de acordo com estimativa elaboradas pela Confederação, com base em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), estavam empregadas mais 264 mil pessoas de forma direta, entre funcionários de seguradoras e corretores de seguros.

“O evento foi ótimo para dar visibilidade e conhecimento para os políticos e autoridades sobre a importância do nosso mercado para a vida das pessoas e do ambiente de oportunidades no Brasil. Geramos argumentos importantes para que os temas de interesse do setor sejam levados para discussão no Congresso Nacional e afins”, declarou Jorge Andrade.

Para o executivo, o evento tem uma importância estratégica, uma vez que une poder público e a iniciativa privada para entenderem o funcionamento e os processos de cada parte, trocando informações em prol do crescimento e desenvolvimento do mercado. “Pensando juntos, governo, órgão regulador e os representantes das empresas ajudam a fomentar ainda mais nosso mercado,” explica.

Segundo Jorge Andrade, o evento cumpriu seu objetivo ao promover a troca de informações com o setor público e debater sobre as diferentes visões de mercado. Entre as discussões, como os produtos de Seguros, Capitalização, Previdência Privada, Vida e Saúde podem ser utilizados como instrumentos de proteção social. Além disso, foi abordada a problemática da transição climática na nova realidade mundial. Entraram na pauta também o aperfeiçoamento regulatório, a judicialização e políticas públicas.

“O maior ganho é o entendimento que cada parte começa a ter sobre a realidade dos ambientes privado e público. Ambos têm as mesmas intenções de desenvolvimento consistente e o diálogo é o caminho para viabilizar leis, regras e práticas empresariais que permitam transformar intenção em realidade”, pontua o Diretor da CAPEMISA Capitalização, Marcio Coutinho. Ele também concordou que eventos como esse reforçam parcerias, promovem a liderança do setor na economia e a própria convivência e interação de lideranças empresarias e autoridades.

Notícias Relacionadas