Grupo HDI se consolida como uma das principais seguradoras do Brasil

19.09.2024 - Fonte: Sonho Seguro

908598754

Reforçamos a criação de uma nova marca de seguros no Brasil, enquanto Grupo HDI, que reúne toda a tradição e a reputação robusta construída ao longo dos anos", conta Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI

O ano de 2023 do Grupo HDI foi marcado pelas aquisições dos produtos de varejo da Sompo Consumer, em agosto, e da Liberty Seguros, em novembro. Com as compras, a companhia registrou um total de R$ 13,7 bilhões de prêmios emitidos ao final de 2023, posicionando-se em segundo lugar no ranking das principais seguradoras de ramos elementares (RE) do País.

“Para 2024, a expectativa é pela consolidação das aquisições dessas empresas e a afirmação da nossa posição no mercado. Reforçamos a criação de uma nova marca de seguros no Brasil, enquanto Grupo HDI, que reúne toda a tradição e a reputação robusta construída ao longo dos anos”, conta Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI.

“Temos vivido dias incríveis. Formamos um grupo sólido de talentos que tem sido essencial para continuar construindo as metas projetadas para o futuro da companhia, juntamente com nossos corretores e distribuidores, que também nos ajudam a fortalecer todo o projeto. Com isso, conseguimos transformar nossa organização em um grande provedor de seguros que, além de trabalhar com várias marcas, oferece um portfólio completo de produtos, que vão dos mais simples aos mais complexos, como: seguro de PIX; proteção de bolsas; seguros para cartões de crédito; de fábricas; residencial; de condomínio; para pequenas e grandes empresas; seguros agrícolas diversos; bem como seguro de vida. Estamos otimistas com o crescimento do mercado e acreditamos fortemente no potencial para negócios deste ano”, citou.

Tal feito levou o grupo a ser reconhecido mais uma vez entre as maiores seguradoras do Brasil na 24ª edição do Anuário Valor 1000, elaborado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empre sas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Duas das principais marcas de negócio da companhia, Yelum – antiga Liberty Seguros – e HDI, conquistaram a 7ª e 10ª posições no ranking, respectivamente, mantendo suas classificações em relação ao ano anterior.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista:

Os efeitos do Sul já aparecem nos resultados da seguradora em 2024?

Sim, os efeitos do Sul nos resultados de 2024 do Grupo HDI já são visíveis. Para se ter uma ideia e entender a dimensão do impacto, foram desembolsados mais de R$ 450 milhões em indenizações para os nossos clientes, o que representa cerca de 150 mil a 250 mil veículos atingidos durante a tragédia na região. Este número reflete muito mais do que as perdas financeiras, pois são histórias de vidas impactadas que nos mobilizaram a agir com ainda mais determinação e dedicação.

Como foi atuar num cenário tão desafiador?

Mesmo diante de um cenário tão desafiador, a nossa robustez financeira, aliada ao apoio essencial dos nossos parceiros resseguradores, nos permitiu continuar focados naquilo que mais importa: a comunidade e os nossos clientes. Estivemos lado a lado com aqueles que mais precisavam e vamos continuar oferecendo suporte por meio de nossos corretores, distribuidores e provedores de serviços na região. Nossa atuação não foi apenas uma resposta a uma crise, mas um compromisso com a reconstrução e o bem-estar das pessoas que confiam em nós e passaram por momentos extremamente delicados.

O que mudou na estratégia com as perdas em automóvel e rural e vendas mais comedidas em outros ramos? Entrou em novos nichos? Em novas regiões? Em novos canais de vendas? Quais?

Não houve mudanças. Acreditamos que as perdas nos setores de automóvel e rural foram eventos isolados. O Grupo HDI possui vasta experiência na região Sul, e continuamos a ser diligentes para garantir os melhores produtos e serviços para nossos clientes e parceiros.

Quais as estratégias e ramos de seguros que estão mais em evidência para o orçamento de 2025?

O Grupo HDI está sempre de olho nas tendências e, para 2025, tem uma estratégia focada na diversificação e no lançamento de novos produtos. Atualmente, oferecemos um portfólio completo, com uma gama de soluções e proteções que atende qualquer pessoa ou empresa, em todo tipo de necessidade ou ocasião, incluindo novos produtos de fiança locatícia e seguro agrícola, além de estarmos desenvolvendo um produto que combina o seguro residencial e o automóvel – dentro da marca Yelum – e investindo fortemente na comunicação das nossas marcas e diferenciais. Atualmente, 25% da nossa carteira é composta por produtos de Vida e Seguros Patrimoniais, além de contar com 32 mil corretores ativos e mais de 6 milhões de clientes. Nosso objetivo é sempre progredir, inclusive dentro dos segmentos que já cobrimos, incluindo seguro de vida, transportes, condomínio, residencial, agrícola, empresarial, equipamentos, automóvel e outros.

Tem no radar fusões e aquisições para ganhar escala?

Nunca descartamos a possibilidade de fusões e aquisições, mas, no momento, estamos mais focados em consolidar novas parcerias e expandir as já existentes. Além disso, estamos trabalhando na melhoria contínua da comunicação entre nossos corretores e clientes. Queremos garantir que aproveitemos o melhor de cada marca para criar um padrão único de qualidade. Atualmente, por exemplo, estamos unificando nossa empresa de assistência 24 horas, a Fácil Assist, que já nasceu como uma das maiores provedoras de assistência no Brasil, para oferecer um serviço de alta qualidade e agilidade para clientes e parceiros. Estamos confiantes de que teremos um futuro próspero não só para nossa companhia, mas para todo o mercado.

Notícias Relacionadas