Iniciativa da MAG Seguros é um passo importante para democratização do seguro no país
21.11.2024 - Fonte: Seguro Catarinense
Segundo dados do Censo de 2022, o Brasil possui 16,4 milhões de pessoas vivendo em favelas. Isso representa 8,1% de toda a população brasileira. Juntos, os moradores movimentaram, em 2023, mais de R$200 bilhões, de acordo com a Data Favela.
Para se ter uma ideia da dimensão disso, se as favelas brasileiras fossem um Estado, elas seriam a sexta maior potência econômica do país.
Olhando para o nosso mercado, que nos últimos anos começou um movimento para tornar o seguro mais popular no país, a iniciativa da MAG Seguros, intitulada F/Seguros, que capacita moradores destas localidades periféricas para comercializar seguro de vida, é um passo importante para democratizar o acesso a esse tipo de serviço.
Para entender melhor tudo o que envolve essa iniciativa, conversamos com Ronaldo Gama, diretor de Planejamento Comercial da MAG Seguros. Confira abaixo.
SC: Quando surgiu a ideia de capacitar consultores para vender seguros em favelas?
Ronaldo: A ideia nasceu da parceria entre a MAG Seguros e a Favela Holding, que compartilham o objetivo de ampliar a inclusão financeira em territórios periféricos. Observamos que, para levar a cultura do seguro a esses locais, era essencial formar profissionais que conhecessem a realidade e as necessidades dos moradores. Assim, surgiu a proposta de capacitar consultores locais, promovendo geração de renda e aproximando as soluções de seguro das pessoas de forma acessível e confiável. Atualmente, a F Seguros está em sua fase piloto atuando em quatro favelas, duas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro, para desenvolver o melhor modelo de treinamento e capacitação para esses consultores.
SC: Quais os tipos de seguro vocês comercializam?
Ronaldo: Atualmente, a F/Seguros oferece produtos focados nas necessidades essenciais das favelas: seguro de vida com coberturas básicas e auxílio-funeral. A seleção desses produtos foi pautada por uma análise detalhada das prioridades e necessidades dos moradores de favelas, buscando oferecer soluções acessíveis e eficientes. Em relação a coberturas, por exemplo, a F/Seguros oferecerá a cobertura de telemedicina, que dá alívio diante das dificuldades de acesso ao atendimento médico público, evitando longas filas e facilitando o cuidado à saúde de forma rápida e prática. Nossa intenção é expandir gradualmente o portfólio, incluindo outros tipos de seguros no futuro.
SC: Além de capacitar consultores para vender, haverá alguma outra ação para internalizar a cultura do seguro nessas comunidades?
Ronaldo: Sim. Além da capacitação dos consultores, a F/Seguros está comprometida em construir um relacionamento de longo prazo, baseado na confiança e na transparência, para que os moradores consigam entender como os seguros podem impactar positivamente suas vidas. Acreditamos que a educação é um pilar essencial para construir uma cultura de proteção financeira, que pode ser alcançada através de ações educacionais e de conscientização.
SC: Como será feita essa comercialização dos produtos? Plataforma, meio físico?
Ronaldo: A comercialização dos produtos da F/Seguros será híbrida, combinando canais físicos e digitais. Os consultores locais, capacitados pela F/Seguros, vão realizar a venda diretamente em suas regiões. Além disso, o projeto também contará com uma plataforma online para o gerenciamento das vendas, o que permite monitoramento, gestão e suporte aos consultores. Essa integração entre o físico e o digital irá garantir maior eficiência e alcance.
SC: Qual o impacto que você acha que essa iniciativa vai ter nessas favelas?
Ronaldo: F/Seguros tem por objetivo levar segurança às famílias das favelas. Acreditamos que através desta iniciativa levaremos transformação às favelas, através da inclusão financeira e autonomia. Ao capacitarmos moradores das favelas como consultores da F/Seguros, geramos oportunidades de trabalho e renda, para que os vendedores locais tenham uma fonte de renda digna, que sustente suas famílias e que ajude a melhorar a qualidade de vida dos moradores ao redor.
O acesso a produtos de seguro acessíveis e adequados à realidade das favelas irá impactar positivamente a vida das famílias, garantindo proteção financeira em momentos de vulnerabilidade e contribuindo para a construção de um futuro mais seguro e justo. A F/Seguros pretende servir como um modelo de iniciativa para inclusão e desenvolvimento, buscando sempre a sustentabilidade financeira e impacto social positivo.