MAPFRE aprimora gestão para conquistar corretores e dobrar a base de parceiros até 2025

14.09.2023 - Fonte: Sonho Seguro

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Jonson Souza, diretor comercial do Canal Corretor da MAPFRE, que está há 32 anos no grupo espanhol e há 31 cuida dos corretores de seguros, afirma que a concorrência pelos profissionais de vendas tem exigido cada dia mais ações diferenciadas das seguradoras, desde o apoio para empreender até estímulos com viagens personalizadas.

“Vejo uma transformação gigantesca no setor. Antes, o corretor ganhava dinheiro, comprava carro e viajava. Hoje, ele tem uma grande ansiedade para crescer e investe no negócio, pois sabe que para lucrar precisa realmente se adaptar às novas demandas de produtos de seus clientes e a nova forma de atendimento. Muitos preferem ter informações de forma digital e somente para fechar o negócio querem conversar com seu consultor. Outros preferem que o corretor faça todo o processo e lhe envie apenas o melhor para finalizar a compra”, explica o executivo da MAPFRE.

Boa parte das corretoras de seguros – 52 mil existentes no Brasil – até pouco tempo atrás se dedicavam à venda de seguros de carro. Hoje, com a facilidade das plataformas de cotação de preços, os corretores podem se dedicar a outras demandas. Segundo ele, as palavras mais buscadas no Google são “seguro de vida” e “seguro de responsabilidade civil”. “Há um mar de oportunidades para os corretores explorarem, e a MAPFRE tem ferramentas para ajudá-los a captar a demanda dos consumidores interessados em diversos seguros”, afirma.

Esta nova dinâmica do profissional de vendas exige que as seguradoras também diferenciem as próprias estratégia, uma vez que cada região tem características e especificidades próprias. “Também temos corretores com modelo empresarial sofisticado. Outros passam por um período de sucessão, com a transformação do executivo que vai assumir a corretora. E muitos, que iniciam carreira no setor, demandam formação e apoio de nós. As assessorias se destacam cada dia mais e requerem um atendimento diferenciado”, cita Jonson.

Neste cenário diverso, a MAPFRE revisitou o modelo de distribuição e tem formas diferentes para atender a diversidade de profissionais de vendas. Entre as prioridades exigidas pelos corretores está a acessibilidade e agilidade. “Aprimoramos nosso portal do corretor, dando aos parceiros controle sobre a operação, como informações sobre produtos, condições de vendas, comissões, pagamentos. Tudo em formato responsivo, para computador e celular, dando ao corretor mobilidade para atuar em qualquer local”, comenta o diretor comercial da MAPFRE.

A aceitação do risco, obviamente, é outra prioridade. Atualmente, os corretores têm reclamado muito sobre riscos excluídos. “A MAPFRE tem sido um importante porta para os corretores que enfrentam dificuldades de colocação diante de um período de subscrição mais dura e mais técnica. Nossos técnicos estão disponíveis para ajudar no fechamento do negócio”, garante.

O MAPFRE On é outro modelo que tem apresentado bons resultados. Já com um ano desde o lançamento, o time comercial que trabalha remotamente atende o corretor à distância. “São 116 profissionais que procuram os corretores, numa ação proativa, para ajudar os profissionais a incrementarem seus negócios. Como resultado, a MAPFRE registra cerca de 98% de processos resolvidos. Outro ponto é a ajuda dada ao corretor com avisos sobre vistorias, sinistros e pagamentos. A inadimplência, por exemplo, é próxima de zero com o apoio da equipe comercial. Outro destaque é a consultoria. Nosso profissional faz uma análise dos últimos 3 anos e propõe à corretora uma estratégia de segmentação. Uma outra equipe, com mais de 200 pessoas, está direcionada ao atendimento operacional”, explica o diretor.

Hoje, a MAPFRE conta com 17 mil corretores operando em todos os produtos e o objetivo do grupo segurador é dobrar este número até o final de 2025. Em assessorias, hoje são 45 e a meta é conquistar mais parceiras. “Estamos de portas abertas para que os corretores venham trabalhar e crescer conosco”, convida Jonson Souza.

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