O futuro do mercado de seguros passa pelo movimento de fusões e aquisições no setor
02.07.2024 - Fonte: Nuno David | MAG Seguros
*Nuno David, Diretor Comercial e Marketing MAG Seguros
Conhecido por sua tradição e robustez, o segmento de seguros tem apresentado nos últimos anos diversas mudanças graças ao interesse apresentado pelo mercado em realizar novas fusões e aquisições de alto impacto. Para se ter uma ideia, um estudo divulgado pela KPMG, destacou a realização de um total de mais de US$ 2 bilhões de negociação deste formato no país.
A expectativa é que, em um futuro próximo, teremos ainda mais integração de negócios já adquiridos junto às operações realizadas, alcançando a consolidação do crescimento e a maximização do valor investido. Isso vai reforçar a solidez de um mercado que vem se desenvolvendo consideravelmente, de forma rápida, lucrativa e sustentável.
Mas o que tem motivado o setor?
As operações de M&A’s acontecem pela convergência que o segmento de seguros alcança em relação aos demais setores de negócio que vão desde a criação de produtos, serviços e, por consequência, sua consolidação de mercado. Junto a isso, percebemos a necessidade do investidor, ainda mais no mercado securitário, em verticalizar seus negócios e inovar para se adaptar aos novos perfis e objetivos dos clientes.
Fica evidente que, por meio de fusões e aquisições, as seguradoras têm se preparado para o futuro. A tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas, inclusive, no segmento de seguros. É possível notá-la, principalmente, quando o tema é mitigação de riscos de ataques cibernéticos, desafios com segurança e até mesmo na preocupação com fatores ambientais, sociais e de governança (ESG).
A tendência do setor é a evolução e consolidação do segmento por meio de fusões e aquisições. É importante lembrarmos que, para investidores mais cautelosos, essa negociação talvez ainda não seja tão atrativa. Isso porque se faz necessária a comprovação do retorno sobre o investimento em M&A, especialmente em operações verticalizadas. Sendo assim, a realização deste tipo de operação exige um planejamento cuidadoso e gestão hábil.
De qualquer forma, as oportunidades têm superado os desafios. Os processos de M&A podem gerar para um impulsionamento sustentável e rentável, pois proporcionam a expansão da base de clientes, agrega valor, aumenta a competitividade no mercado, dá acesso a novas tecnologias e parcerias estratégicas. Isso garante a renovação do setor de seguros e sua relevância no futuro.
Ainda que em constante movimentação, podemos dizer que sim, estamos vivendo um momento promissor para M&A no mercado de seguros, não apenas aqui no Brasil, mas no mundo todo. As empresas que se adaptarem da melhor forma nesse ambiente dinâmico, aproveitando as oportunidades, estarão bem posicionadas para alcançar um crescimento exponencial, impulsionando a inovação e a consolidação do setor.