Programa ‘Contribuindo com o Saber’ doa mais de 800 livros

21.12.2023 - Fonte: SindsegSC

54545

O programa “Contribuindo com o Saber” do SindsegSC provou novamente em 2023 a força que possui em prol da educação e de um futuro melhor. Foram doados mais de 800 livros que beneficiaram cinco instituições de ensino de Santa Catarina.

Cada Grupo de Trabalho ficou responsável por selecionar uma escola e entre os dias 5 e 14 de dezembro as entregas foram realizadas. Os livros tratam diferentes temas, bem como ensinam valores para toda a vida, como a Autoconfiança, Determinação, Respeito, Honestidade, Prudência, Superação, Responsabilidade, Tolerância, Amizade e Generosidade.

O programa “Contribuindo com o Saber” busca incentivar a leitura e o conhecimento através de livros, revistas, flyers e materiais que podem ser utilizados de forma educativa nas bibliotecas, salas de aula ou outros campos educacionais.

O presidente do SindsegSC, João Amato, ressalta a importância de contribuir com a sociedade dessa forma. “Iniciativas como essas se prendem a uma postura de incentivo à leitura, e além disso, integram o mercado segurador à sociedade. É gratificante poder contribuir positivamente na educação de tantas crianças”, afirma Amato.

Entregas

Durante o mês de dezembro, os livros foram entregues para a Escola de Educação Básica Belchior (Gaspar), Escola Municipal de Educação Básica Linus João Rech (Criciúma), Escola Municipal Marcante Extensão (Joinville), a Escola de Educação São Francisco (Chapecó) e a Escola de Educação Básica Indígena Wherá Tupã Poty Djá (Biguaçu).

Os livros foram adesivados com a logo da ação “Doe Livros – Contribuindo com o Saber”, mais a logo de cada Grupo de Trabalho que aprovou a indicação da instituição de ensino.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS abarcam diferentes temas, de aspectos ambientais ou sociais, e neste programa, o SindsegSC aplica dois desses objetivos: ODS 4 – Educação de qualidade e ODS 5 – Igualdade de gênero.

Os livros doados são alinhados com temas dos dois objetivos citados acima, como a Inclusão Social (Síndrome de Down, Dislexia, Deficiência Física, Morte na Família, Deficiência Auditiva e Obesidade), Grandes Clássicos e suas Virtudes (Branca de Neve, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, A Bela Adormecida, Peter Pan, Patinho-feio, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Pinóquio e Os três Porquinhos), Autismo na infância (Leo está diferente, Leo descobre que é autista, Leo enfrenta obstáculos na escola, Leo e a aceitação dos amigos), Fazendinha (do Cavalo, do Pintinho, do Porquinho, da Vaquinha), Bullying na Escola (Agressão, Violência, Exclusão, Apelidos, Piadas, Deboche, Chacota, Mentiras, Fofocas, Zombaria, Preconceito, Roubo de Material e Ataques), A Escola no Combate à Dengue (Pneu, Vasinhos, Caixa d’água, Lixo mal descartado, Poça de Água, Saco Fechado e Calha Entupida), entre outros livros que contribuem para o incentivo à leitura.

Notícias Relacionadas