Valmir da American Life: uma trajetória profissional marcada pela humildade e dedicação ao mercado segurador

24.08.2023 - Fonte: Seguro Catarinense

64e69993c3882

Valmir Rodrigues construiu uma trajetória reconhecida na área de seguros fixada em três pilares: humildade, dedicação e vontade de ajudar. Aos 65 anos, ele ainda tem a mesma energia de quando entrou para o mercado, lá nos anos 70: "Eu amo atender, ser útil e corresponder as expectativas dos Corretores e Assessorias ", revela o profissional, hoje diretor da American Life Seguros.

Assim como o diretor do Seguro Catarinense, Luiz Felipe Paradeda, Valmir foi um dos grandes homenageados, no mês passado, no maior evento de inovação em seguros da América Latina, o CQCS Insurtech & Inoovation. Um enorme reconhecimento à esse profissional que tem uma vida inteira dedicada ao mercado segurador.

O evento, que aconteceu em São Paulo, teve como tema "O Seguro é Sexy". Valmir vai além: "O seguro é sexy, mas também é uma relação de amor. O corretor abraça seu cliente durante toda uma vida", reflete.

Esse amor também é o combustível que move a carreira de Valmir durante tanto tempo nesse mercado, onde começou muito cedo. Tem na memória e na ponta da língua o dia exato: 14 de setembro de 1970. "Comecei muito novo, tinha só 13 anos. Foi preciso de um documento do juizado de menores para que eu pudesse trabalhar. Naquela época, podia-se trabalhar somente a partir dos 14, para ser autorizado, precisei de um atestado de pobreza, que era um cálculo da renda total da família. Éramos em 10 irmãos, família muito humilde, onde minha mãe só fazia seu prato de comida após conseguir alimentar todos os filhos", recorda, emocionado.

Com o documento em mãos, o garoto Valmir entrou para a Brasil Companhia de Seguros Gerais. Foi office boy - contínuo, arquivista, auxiliar e depois técnico de seguros e, mais do que isso, foi um interessado aprendiz de como o mercado funcionava.

Com toda experiência técnica que adquiriu, foi trabalhar em uma Corretora de Seguros, por onde permaneceu quase 12 anos, até decidir voltar para o outro lado do balcão e, em 1992 ingressou na Tokio Marine.

Foi lá que solidificou sua trajetória de sucesso, sempre pautado nos valores que o acompanham até hoje. "Sou de uma geração em que o olho no olho vale muito, onde a garantia era no fio do bigode", exclama. Na área comercial da companhia, foi um dos grandes responsáveis pela expansão e crescimento da empresa. Sempre atendendo à todos com muita simplicidade e disposição em ajudar, Valmir construiu relações muito sólidas com os Corretores e profissionais das Assessorias de seguros, por todo o país, sente muita satisfação ao afirmar que "Não há um cantinho deste Brasil em que não tenha amigos".

Foram 30 anos de dedicação à empresa, que mudaram até sua identidade. Não era mais o Valmir Rodrigues, e sim o 'Valmir da Tokio', uma verdadeira simbiose "O profissional e a empresa”, ensina o hoje 'Valmir da American Life'.

Após deixar a Tokio, e já aposentado, chegou a ficar 1 ano refletindo sobre a vida e possibilidades. Mas a paixão pelo mercado e a energia não lhe deixaram parar. E olha quanta energia! Valmir tem a disposição que muitos dos novos profissionais hoje tentam alcançar. Ele lembra, orgulhoso, de um dos dias mais corridos em sua carreira profissional: "Tomei café em Pernambuco, voei para o Rio de Janeiro onde almocei e, voei para outro compromisso e jantei na Praia do Futuro, em Fortaleza. Tudo no mesmo dia"... (compromisso com meu Amigo Cefas, destacou).

Com toda essa motivação, não sobra espaço para o desânimo. À todos que perguntam para Valmir como ele está, a resposta é a mesma: "Melhor agora". E explica: "Era uma frase que meu pai sempre dizia, e que me remete aos valores da humildade que que carrego desde a infância". Aquele menino, que ainda antes de chegar ao mercado de seguros com 13 anos, já ajudava a família trabalhando como engraxate, se tornou um profissional de sucesso, construiu uma chácara no interior de SP (Socorro) onde hoje mora junto com outros irmãos. "Não tenho nenhum constrangimento em falar de meu passado, morávamos todos em uma pequena casa, de apenas 3 cômodos, mas foi lá que aprendi todos os valores que carrego nessa vida. E hoje me emociono de poder ter uma vida melhor ao lado de todos que eu amo".

Ao receber o prêmio do CQCS, Valmir lembra que recebeu mensagem da irmã, com coração emocionado. "Seria tão bom que a mãe estivesse aqui para ver". De certa forma, ele estava — e ainda está — presente, nos valores que ele carrega no dia a dia em sua vida.

Agora, após aceitar o convite de Pedro de Freitas, presidente da American Life, Valmir tem trabalhado incansavelmente projetando o crescimento da companhia. Tem traçado detalhadamente por onde passa o caminho desse crescimento: pessoas, processos, sistemas, produtos e distribuição. Quer fazer do seu novo sobrenome, o Valmir da American Life, o que faz de melhor por onde passa: tratar à todos com carinho, respeito e dedicação para levar a sua nova empresa ao mais alto possível.

Notícias Relacionadas