A gamificação como estratégia potente para melhorar a experiência do segurado

13.07.2023 - Fonte: Insurtalks

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Os filmes de aventura lideram as maiores bilheterias globais da história do cinema. Há diversas explicações para esse fenômeno, mas uma delas, sem dúvida, é o fato de ser comum que as pessoas gostem de sentirem-se parte de uma grande e difícil missão em prol da conquista de algo.

Esse mesmo pensamento vale para o sucesso estrondoso dos games. Seja em uma missão para salvar o mundo ou em uma para combinar doces idênticos enfileirados (missão principal do famoso jogo Candy Crush), todo jogo tem um objetivo que precisa ser cumprido e jogadores dispostos a superar obstáculos para alcançá-lo.

O que isso tem a ver com seguros?

Mesmo a indústria de seguros sendo uma das maiores do mundo (com cerca de US$13 trilhões em ativos), ela costuma ser desinteressante do ponto de vista do usuário, ao passo que a indústria de jogos sempre se destaca por sua capacidade de atrair e envolver os consumidores. É justamente nesse sentido que o assunto converge com o ramo segurador: as seguradoras podem usar a gamificação – que é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia – como uma maneira de aprimorar a experiência do cliente.

Seguradoras precisam inovar em suas estratégias para envolver os clientes

Nos últimos anos, houve uma adaptação na maneira como as pessoas buscam informação e as seguradoras precisam estar atentas a isso para inovar em suas estratégias. Hoje, quando as pessoas começam a procurar um produto, é mais provável que acessem o Google do que o telefone. Isso significa que os consumidores gostam de comparar produtos, preços e custo-benefício antes de ter a primeira interação com a empresa. A gamificação pode ajudar a envolver clientes em potencial e ajudá-los a se sentirem confiantes nas decisões que tomam.

Além disso, ao implementar uma estratégia baseada em gamificação, as seguradoras podem transformar tarefas comuns em experiências interessantes e divertidas, que incentivam os usuários a retornarem sempre.

Benefícios da gamificação para seguradoras

A implementação da gamificação como estratégia pode trazer uma série de benefícios significativos para as seguradoras, incluindo:

  • Aumento substancial do engajamento do consumidor;
  • Transformação de tarefas rotineiras em experiências envolventes e atraentes, incentivando a fidelidade dos usuários;
  • Reforço do reconhecimento da marca, construção de afinidade e ampliação da sua presença no mercado;
  • Educação dos clientes sobre a adequação dos produtos e orientação para a tomada de decisões de compra mais informadas;
  • Estímulo das pessoas a se envolverem em áreas-chave, como saúde e bem-estar, direção segura, planejamento financeiro e sustentabilidade.

Vantagens para os corretores

Os corretores podem se beneficiar da adoção de estratégias de gamificação porque ela pode ser uma boa maneira de estabelecer interações mais regulares com seus clientes. Sobretudo para os corretores que buscam mover mais interações para canais digitais, a gamificação pode ser muito eficaz, já que ferramentas como aplicativos, formulários de renovação de apólices e atualizações de informações são áreas em que a gamificação pode ajudar esses profissionais a fornecer uma experiência melhor para seus clientes.

Parceria para para transformar o setor de seguros por meio da gamificação

Há players que já saíram na frente e estão se apoiando na gamificação para transformar o setor. A Universidade de Essex fez parceria com a YuLife , uma empresa de serviços financeiros voltada para a tecnologia com foco no bem-estar dos funcionários, para desenvolver um projeto de pesquisa com a intenção de fornecer evidências científicas sobre o potencial do aplicativo gamificado da YuLife para inspirar estilos de vida mais saudáveis.

Por meio do uso de inteligência artificial e análises longitudinais, o projeto vai explorar a relação causal entre o envolvimento do aplicativo e as melhorias na saúde, bem como o impacto da mecânica de jogo avançada que incorpora princípios da psicologia comportamental. Ele também fornecerá informações sobre os impactos econômicos nas empresas e na saúde geral de sua força de trabalho. O objetivo final do projeto é estabelecer um modelo validado para a indústria de seguros para melhor avaliar o risco organizacional.

Oportunidade de criar uma conexão mais profunda com seus usuários

A gamificação surge como uma estratégia promissora para as seguradoras, oferecendo uma série de benefícios que vão além do simples engajamento dos consumidores. Ao transformar tarefas comuns em experiências interessantes e divertidas, fortalecer a presença da marca, educar os clientes e motivar ações positivas, as seguradoras têm a oportunidade de criar uma conexão mais profunda com seus usuários. Além disso, a gamificação permite que as seguradoras se destaquem em um mercado competitivo, oferecendo uma experiência do cliente diferenciada e agregando valor real às suas vidas diárias. Com a implementação eficaz da gamificação, as seguradoras estão posicionadas para conquistar a confiança, a fidelidade e a satisfação dos clientes, tornando-se parceiras confiáveis em suas jornadas de seguro.

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