Caso 123milhas: consumidor pode acionar o seguro viagem?
29.08.2023 - Fonte: Seguro Nova Digital
Agência cancelou voos da linha ‘Promo’ que aconteceriam entre setembro e dezembro deste ano
A 123milhas anunciou na última sexta-feira, 18, o cancelamento das viagens contratadas na linha promocional da plataforma. A categoria ‘Promo’ da agência oferecia passagens a preços mais baixos que a média em troca da flexibilização das datas de viagem. Os voos cancelados aconteceriam entre setembro e dezembro deste ano. A empresa comunicou, ainda, que suspendeu a emissão de pacotes desse modelo na última quarta-feira, 16.
Segundo o comunicado, os clientes serão ressarcidos em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI “para a compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes”, afirmou a empresa em nota.
Com o anúncio da 123milhas, a SND quis saber se o seguro viagem, uma assistência essencial para todos os passageiros, dispõe de coberturas para esse contexto. O Gerente de Marketing de Seguros em Geral da Safer Corretora, Aylson Santos, explica que não existe uma produto característico para essas circunstâncias. “Ainda não há uma cobertura específica para o não cumprimento de intermediários ou companhias aéreas na comercialização de passagens, a exemplo do caso da 123milhas e outro ainda recente com a ITA Cia aérea, que encerrou atividades repentinamente”.
O especialista lembra que existe no mercado uma cobertura para cancelamento de viagens, mas ela não se aplica ao caso. “Ela ampara o segurado em algumas situações, que vão do mais intrínseco, como acidentes, enfermidades ou morte do segurado ou familiares, até custos de cancelamento com pacotes turísticos, como passagens e hospedagens”.
Pacotes opcionais
Embora não exista um serviço específico para o evento da 123milhas, algumas operadoras de seguro viagem podem ampliar os valores e os motivos de cancelamento com “pacotes opcionais para diversas outras situações”, salienta Aylson. Elas são:
- Separação/divórcio;
- Gravidez/aborto;
- Incêndio ou alagamento na residência;
- Desemprego involuntário ou mudanças no ambiente de trabalho;
- Convocações pela justiça;
- Concurso público.
O Gerente de Marketing da Safer Corretora explica que, diante de situações como atrasos ou cancelamento de voos, as companhias oferecem cobertura dos custos de alimentação e, dependendo do período de atraso, até hospedagem.
Na análise do especialista, o caso da 123milhas provoca as companhias de seguros a criar produtos para esse risco. “É uma carência que temos por uma cobertura para esse tipo de risco. Fica nossa expectativa para que as seguradoras lancem novos adicionais de cobertura para essas e outras situações, como overbookings, o quanto antes”, conclui Aylson.