CEO da Icatu Seguros aposta em um 2024 promissor embalado pelo avanço da educação financeira

18.12.2023 - Fonte: Sonho Seguro

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Luciano Soares, CEO da Icatu, iniciou 2023 em tornar a seguradora mais relevante para os consumidores e chega a dezembro em festa. “Podemos dizer que este foi um ano promissor para a companhia. Os números nos indicam caminhos de maior crescimento em 2024 e nos deixam otimistas quanto a ampliação de estímulo à proteção e ao planejamento financeiro na sociedade”, disse em entrevista ao Sonho Seguro.

Os resultados parciais das linhas de negócio são positivos. Em Seguro de Vida, a Icatu cresceu acima do mercado. De janeiro a setembro, registrou crescimento de 21% em prêmio retido em comparação com o mesmo período de 2022, atingindo a marca de R$ 3 bilhões. No caso específico do segmento de Vida Individual, a evolução foi de 70% no mesmo período, segundo dados da Susep (Superintência de Seguros Privados).

Já no mercado de Previdência, que teve um ano mais desafiador, a seguradora registrou aumento de 36% nas contribuições, para R$ 51 bilhões em reservas até setembro. “Com o efeito da sazonalidade comum nos meses finais do ano, esperamos evoluir ainda mais. Nossa expectativa é que, apenas em dezembro, cerca de R$ 1 bilhão entre na companhia por meio de novos aportes”, diz.

Soares destaca também os títulos de capitalização. “Nossos produtos de capitalização também tiveram um crescimento significativo nos nove primeiros meses do ano, com um aumento de 9% nas provisões, atingindo a marca de R$ 3,7 bilhões, e um faturamento de R$ 1,7 bilhão, o que representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2022”.

A base para o bom desempenho em 2023 vem do olhar ainda mais focado para a otimização dos processos, produtos e serviços, e investimento na simplificação das jornadas. “Nosso foco esteve em tornar a Icatu mais relevante no dia a dia dos corretores e dos nossos parceiros, ao oferecer produtos flexíveis, personalizáveis e adequados à realidade dos seus clientes. Foi com essa visão estratégica que investimos mais de R$ 400 milhões em inovação em 2023.”

Para os corretores, além do investimento em ferramentas que visam facilitar a sua experiência e dar mais tempo para possam focar nos clientes, diminuindo o trabalho operacional, a Icatu Seguros apostou em treinamento para torná-los profissionais ainda mais estratégicos. No canal parcerias, também aprimorou a conexão com grandes players do mercado, com desenvolvimento de produtos e soluções únicas, como por exemplo um seguro de vida com mensalidade a partir de R$ 5,55, além de uma tecnologia para otimização dos processos de aceitação de riscos que combina inteligência artificial e machine learning.

“Todas essas apostas fizeram a seguradora ganhar tração tanto no Canal Corretor, quanto com os nossos parceiros, que hoje abrangem boa parte do mercado financeiro do País. O investimento em tecnologia e treinamento favoreceu o ganho de escala e eficiência tão importantes para os grandes parceiros”, cita.

Para 2024, ingredientes como provável ciclo de queda da Selic, o que reduz o ganho financeiro das companhias, e maior competição, certamente exigirão ainda mais dos executivos. “Há sim um acirramento da concorrência, mas esse é um mercado com muito potencial de crescimento. Hoje só 17% da população brasileira tem alguma cobertura de seguro de vida. Quando olhamos para os Estados Unidos, por exemplo, mais da metade da população adulta (52%) tem algum tipo de cobertura de vida. Ou seja, há muita oportunidade”.

Para Soares, o importante nesse contexto econômico é desmistificar os produtos de proteção e planejamento financeiro e torná-los acessíveis e democráticos. “Nós acreditamos que a diversificação de opções de produtos e condições é essencial para a conscientização da população e melhora da penetração. É muito importante que o canal de distribuição possa identificar o produto mais adequado para a necessidade e para a vida do cliente final, e é por isso que investimos em um portfólio diversificado e em ferramentas adequadas”.

Outro ponto importante para a Icatu em 2024 e nos anos subsequentes é auxiliar a força de vendas, corretores e parceiros, a estimular a conceito de proteção completa, que une vida e previdência com uma calibragem customizada de acordo o ciclo de vida do cliente. “Com o aumento da longevidade e maior envelhecimento da população, a importância de ser previdente se tornará ainda mais latente. A evolução da jornada de democratização e conscientização, requer mais investimento em educação financeira, para ampliar o entendimento da sociedade sobre proteção. Por isso continuaremos na busca por mais canais e por produtos flexíveis que atendam as diferentes realidades socioeconômicas e fases da vida do cliente final”, comenta.

Para o mercado segurador como um todo, 2023 foi um ano em que a importância da proteção foi mais debatida do que o usual, o que é bem relevante. Dados do IBGE nos mostraram que a expectativa de vida do brasileiro ao nascer já supera os 77 anos.” Vamos viver mais que nossos pais e avós e essas informações divulgadas com frequência na mídia têm auxiliado na conscientização sobre a importância de ser previdente. Esse debate pode representar um ponto de inflexão na demanda em uma população que precisa de mais proteção. A adesão ao seguro de vida e previdência privada representa cerca de 17% e 5,3% dos brasileiros, respectivamente”.

O CEO destaca o investimentos na experiência dos corretores. “Este foi o ano em que reforçamos o treinamento em venda consultiva, com equipes rodando o país para fortalecer a relação corretor-cliente e promover uma cultura de venda baseada na escuta empática. Também fizemos diversas melhorias na Casa do Corretor, como o lançamento do relatório de gestão de produtividade, em que as corretoras passam a ter a possibilidade de visualizar o desempenho geral e individual dos profissionais cadastrados na oferta de seguro de vida da companhia”.

Segundo ele, a aposta na relação com os corretores, entre outros fatores, permitiu que a Icatu tivesse uma evolução superior ao mercado no Vida Individual, que tem crescido acima dos 70% (de janeiro a agosto, em relação ao mesmo período do ano anterior). “Esses foram alguns dos destaques do nosso ano e que acreditamos que vamos evoluir ainda mais em 2024. Queremos estar ainda mais próximos dos nossos corretores e parceiros, contribuindo para o treinamento e simplificação de jornada. Este é um trabalho que querer visão de longo prazo o envolvimento de todos os atores afim de agregar valor através de uma proteção completa para cada cliente final de acordo com a fase de sua vida”, finaliza Soares, com aquela sensação de dever cumprido, que lhe dá ainda mais base para em ano novo vibrante para a companhia e para o setor de seguro de vida.

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