CEO da Liberty destaca que o Digital serve como apoio para as Corretoras

27.03.2023 - Fonte: CQCS

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Embora o digital seja uma tendência irreversível, a CEO da Liberty Seguros, Patrícia Chacon, afirmou durante o 12º Encontro Estadual Feminino e Corretoras de Seguros, que a companhia não tem planos de vender direto ao consumidor. “A gente acredita que o digital tem que ser pra apoiar vocês, corretoras, para vender mais e esse crescimento vai ser em conjunto. O importante do digital no nosso mercado é saber quando ele ajuda e quando atrapalha”, afirmou.

Segundo uma pesquisa realizada em 2022, o consumidor brasileiro prefere comprar seguros com corretor. Para Patrícia, essa fidelidade é uma conquista dos próprios corretores de seguros, pois quando o cliente liga, eles acolhem, explicam, dão suporte, criam um laço que não pode ser quebrado. “Vocês têm papel privilegiado, vocês conhecem esse consumidor além do papel, conhecem os gatilhos de vida que trazem novas preocupações e que o seguro pode fazer diferença”, salientou.

Esse conhecimento dos consumidores também é importante para as companhias, que podem criar produtos adaptados às novas necessidades dos clientes. Um exemplo é o Aliro Seguro, da Liberty. Foi em conversas com corretores e clientes que a companhia percebeu que alguns possíveis consumidores não estavam comprando o seguro de automóvel em virtude da sua situação financeira.

Para Patrícia, este é um momento muito positivo para o mercado de seguros e cheio de oportunidades para os corretores, já que a pandemia trouxe uma maior conscientização sobre a importância da proteção, especialmente em relação ao seguro de vida.

“Eu estou muito otimista sobre o momento do nosso mercado. Não tem melhor que esse pra gente conquistar ainda mais share, o coração e a mente do consumidor brasileiro. Nosso mercado desembolsou R$ 7 bi em seguro de vida covid, cumprindo o nosso papel”, destacou. Porém, é importante que os corretores e as companhias estejam atentos a personalização dos produtos, para que o cliente entenda que suas necessidades estão sendo atendidas.Sobre a participação feminina no mercado, Patrícia ressalta que é preciso continuar fortalecendo os movimentos como o Mulheres Seguras, surgido em 2015.

Para ela, o mercado ainda tem muito espaço para a participação feminina. “Hoje, 45% das líderes executivas na companhia são mulheres. Cada vez mais é válido a gente falar do que a gente quer e saber onde quer chegar”, afirmou.

A região Sul é responsável por 40% das operações da Liberty. Em 2022, a companhia registrou um crescimento de 37% em relação ao ano anterior, chegando a quase R$ 6 bilhões de faturamento, com 3,6 milhões de clientes e 20 mil parceiros.

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