CEO do grupo Autoglass | Maxpar acredita que assistência deve contribuir cada vez mais para a percepção de valor do seguro
31.01.2023 - Fonte: CQCS
Com as demandas mudando a todo momento, o mercado segurador precisa estar atento para aproveitar oportunidades e propor soluções que vão ao encontro do que os clientes precisam. Neste sentido, a assistência vem desempenhando um papel fundamental para agregar valor ao produto seguro. “Entendo que o mercado de assistências vai estar cada vez mais presente na evolução do mercado de seguro. A tendência é que a assistência seja cada vez mais relevante, já que o leque de serviços que pode estar embutido é enorme. Tem como agregar valor em tudo”, falou o CEO do grupo Autoglass Maxpar, Fernando Carreira, em participação no TExTalk.
Carreira acredita que o mercado de assistência já está se recuperando dos problemas recentes envolvendo os serviços 24h e deve se consolidar como importante player na percepção de valor do seguro. “Com a evolução do mercado e as mudanças da sociedade, os serviços vão fazer com que a percepção de valor seja cada vez maior. Temos que customizar nosso serviço de acordo com a demanda do cliente”, destacou. Ele cita a cobertura para farol, lanterna e retrovisor, que foi uma demanda de motociclistas e a companhia atendeu. Hoje, são mais de 100 mil motos que possuem esse produto contratado. Neste sentido, a empresa prepara também os pequenos danos de lataria para motos. “Ao longo dos anos, a franquia tem aumentado como forma de pesar menos no prêmio. Neste contexto, os serviços de assistências geram percepção de valor dos seguros de maneira muito consistente”, afirmou.
A empresa que surgiu focada em vidros automotivos, já atua em diversas áreas e planeja expandir ainda mais seus serviços. Atualmente, o vidro representa cerca de 45% do negócio, com os outros 55% preenchidos por outros produtos e serviços. A Autoglass Maxpar também possui cobertura de pequenos reparos, quando o valor do conserto fica abaixo do valor da franquia, pneu e suspensão. “Esses produtos têm um valor de contratação baixo e não afetam a classe de bônus do segurado. Estamos desenvolvendo um portfólio de produtos mais robusto para colisões. Incorporamos a linha de suspensão, de arrefecimento, alguns itens mais direcionados a atacadistas e alguns a agente disponibiliza e instala nas lojas e outros o cliente pode comprar, mas não fazemos a instalação”, ressaltou.
Para atender a este mercado, a empresa possui centros de distribuição em todos os estados e conta com cerca de 5 mil colaboradores na rede. Segundo Carreira, são atendidos em torno de 700 mil veículos por ano. Para garantir a qualidade de atendimento, existe uma equipe de cerca de 20 profissionais focados na capacitação de novos talentos.
A questão ESG também é algo que permeia todo o negócio. Por isso, desde 2008 existe o Instituto Autoglass, que trabalha com 6 das 18 pautas ESG. Um dos resultados disso é que 70% da rede possui geração de energia solar. Além disso, existe um investimento forte em logística reversa dos produtos. “O pára brisas é feito de vidro e plástico, então são poucas empresas que separam os produtos e encaminham para reciclagem. Se o vidro for descartado no aterro sanitário, ele não se degrada. Por isso, fazemos um investimento pesado e caro para o correto descarte desses itens”, explicou.
No final de 2022, o grupo anunciou a compra da operação da IKê Brasil, o braço de uma empresa de serviços mexicana. “Estamos no processo de entendimento da operação, produtos e serviços. Queremos que quando o comercial visitar o cliente, a gente tenha uma prateleiras de produtos mais ampla, além de oferecer serviços em outros ramos também”, destacou. Para o CEO, o futuro da Autoglass é ser menos auto e menos glass. “Outras atividades vão se sobrepor ao que fazemos hoje e ser tão importantes quanto ou até mais”, concluiu.