Como os segurados jovens influenciam no desenvolvimento da inovação nas seguradoras

08.12.2023 - Fonte: Insurtalks

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Público jovem no setor de seguros têm crescido no mundo e no Brasil A Geração Z está crescendo e são, hoje, os mais novos consumidores, responsáveis pela elevação do consumo em diversos setores. No que se refere a adesão desses jovens aos seguros, alguns dados foram divulgados pelo Insurance Barometer Study. Os dados indicam que 45% da população na faixa etária entre os 27 e os 42 anos possuía seguro de vida nos Estados Unidos em 2022, já em 2023 a porcentagem aumentou para 48%, o que indica tendência de aumento. No entanto, no Brasil, o seguro de vida, segundo a FenaPrevi, é pouco contratado pelos brasileiros, com aproximadamente 17% de adeptos. Contudo, a BB Seguros indicou que houve aumento de 36% entre 18 e 20 anos e 43% de 21 a 25 anos, no seguro residencial em 2021. Sendo este e o seguro de vida os que mais cresceram nas vendas, de 102% e 114% em comparação com o ano de 2020.

Reelaborar a comunicação pode atrair mais segurados jovens

Embora a adesão de jovens em alguns segmentos do setor de seguros no Brasil não seja tão alta quanto em outros países, o crescimento dessa população no setor já é uma realidade. André Calazans, diretor de seguros na Azos, afirma: “Com diversos profissionais utilizando plataformas como YouTube e Instagram, entre outros meios, para disseminar conteúdo inteligente, os jovens têm se dado conta da necessidade de se programar para as possibilidades da vida adulta”. Certamente, a linguagem que os canais de comunicação em massa e as mídias sociais utilizam são de fácil entendimento para o público mais novo. Isso pode impulsionar o interesse de jovens, uma vez que é comum que o setor de seguros utilize termos técnicos, e a mastigação dessas informações online ajuda na compreensão. Quanto a isso, Molina, da MAG, revela: “Acredito que, nos próximos meses, veremos uma importante transformação: a evolução da comunicação no mercado de seguros”. Nesse sentido, o Portal Econômico do Globo atenta: “Para fazer frente a essa nova demanda, os investimentos voltam-se para tecnologia, produtos customizáveis e ampliação de coberturas para novos perfis. A busca por uma linguagem mais cotidiana faz parte da estratégia para atrair uma faixa da população que se mostra cada vez mais interessada em adquirir uma apólice: os jovens. O movimento do mercado nessa direção é uníssono e marca o fim da época na qual o consumidor tradicional de seguros tinha entre 35 a 45 anos.”

Postura estratégica pode fomentar maior retenção de jovens

O portal Acontece reflete acerca de possíveis estratégias para ampliar o alcance das seguradoras ao público jovem, que exige adaptação. Ao trazer a noção de profissionais, o portal reverbera vozes que afirmam que o foco deve estar no produto, na personalização, no serviço, e no resultado, e que o marketing para divulgação deve apoiar-se nisso. As redes sociais também podem influenciar na vida dos segurados jovens, como relatado acima, com informações publicadas no YouTube, por exemplo. As seguradoras, por sua vez, podem aproveitar para engajar esse público por meio dessas plataformas. Campanhas de marketing digital, atendimento ao cliente em redes sociais e conteúdo relevante online tornam-se ferramentas essenciais para atrair e manter a atenção dessa audiência.

Jovens priorizam a Inteligência Artificial

O portal Property Casualty 360 revelou que os segurados entre 18 e 34 anos tendem a confiar na inteligência artificial no que se refere à experiência do cliente. Quando comparado com segurados acima dos 55, essa geração confia aproximadamente três vezes mais no uso de ferramentas de IA, conforme pesquisa da Policygenius. O estudo indicou que em média 32% dos clientes de seguros residenciais, de automóveis e de locatários possuem confiança na IA para executar com precisão funções de aplicativos, atendimento ao cliente ou sinistros, sem supervisão humana. O portal ainda revelou que, segundo a McKinsey & Co., utilizar para subscrição e precificação, atendimento ao cliente e tratamento de sinistros IA reduz custos operacionais em até 40%.

Novos consumidores valorizam experiências intuitivas e eficientes Esses dados apontam justamente para a necessidade de incorporar as ferramentas tecnológicas no setor, visto que os novos consumidores utilizarão desses métodos a longo prazo e se mostram favoráveis à modernização de processos. Segurados jovens valorizam experiências digitais intuitivas e eficientes. A demanda por interações online, desde cotações até a gestão de apólices, impulsiona as seguradoras a investirem em plataformas digitais, aplicativos móveis e interfaces que atendam às expectativas dessa geração conectada. É preciso continuar investindo em inovação Os segurados jovens emergem como catalisadores na transformação do setor de seguros, impulsionando a adoção de tecnologias inovadoras que ultrapassam modelos tradicionais.

Tendo este cenário em vista, as seguradoras, ao se permitirem estar em constante mudança, desenvolvendo uma mentalidade digital, podem alcançar ainda mais o público da geração de adultos em ascensão. Assim, faz-se necessário continuar investindo em inovação e utilização de recursos que facilitem os processos e se adequem a linguagem dos consumidores emergentes, que têm apetite por experiências personalizadas e expectativas elevadas.

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