Corretora de Seguros atendeu a 500 sinistros decorrentes das enchentes

05.09.2024 - Fonte: Seguro Gaúcho | André Bresolin

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De acordo com o relatório Síntese Mensal da SUSEP a sinistralidade nos seguros de danos em maio de 2024 foi de 66,1%. O mesmo indicador referente a abril, mês anterior a ocorrência da catástrofe climática no estado, foi de 42,1%. E o reflexo acentuado do aumento de sinistros foi notado por corretores de seguros que passaram a atender grande volume de clientes que tiveram seus veículos, empresas e/ou residências afetados pelas enchentes. A rotina profissional da corretora Liliane Machidonschi, que reside em Canoas, serve de exemplo para que seja compreendida a real dimensão do que aconteceu na região. Na época das inundações ela teve o maior volume de atendimentos a sinistros de toda sua trajetória profissional.

Com 27 anos de atividade no segmento, Liliane é proprietária de duas empresas no setor de seguros, a Maschi Corretora, em Canoas, e a Prosperita Corretora, que comercializa seguros em agências bancárias nas cidades de Nova Santa Rita, Taquari, Triunfo e Canoas. No mês de maio a experiente profissional precisou atender a mais de 500 sinistros, todos decorrentes das inundações. Para atender a enorme demanda foi necessário o trabalho exclusivo de uma funcionária. Quem exerceu essa função foi a colaboradora da Maschi Corretora, Siélly Rodrigues, e a própria Liliane também intensamente na mesma função. “Em toda minha carreira no ramo de seguros esse foi o pior momento. Convivemos com algo coletivo e que aconteceu nas principais cidades em que eu atuo. Felizmente a internet ajudou, na medida que facilitava os processos. Inicialmente as Seguradoras flexibilizaram questões operacionais e conseguimos dar andamento ao nosso trabalho com velocidade”, recorda a corretora.

A mesma enchente que foi devastadora para a sociedade e afetou o setor de seguros, também modificou completamente a rotina diária da Maschi Corretora. Embora a estrutura física da corretora de Liliane e grande parte de sua família não tenham sido atingidos pelas águas, a ela envolveu-se de diferentes maneiras no auxílio a quem foi afetado. No dia em que houve a enchente seu marido estava de aniversário, mas o casal deixou de lado a comemoração e foi até o viaduto do bairro canoense Mathias Velho para auxiliar quem estava desalojado. “Não tivemos nem tempo de pensar e imediatamente começamos a procurar pessoas que estavam desparecidas”, recorda. O pai do filho mais velho de Liliane teve a residência inundada e alguns colaboradores de sua empresa também precisaram abandonar as próprias casas: “diante desse fato, meu escritório virou albergue durante um mês e eu tive que solicitar aos meus funcionários que eles passassem a trabalhar em home office”.

Liliane, Siélly e os demais colaboradores da corretora desempenharam um papel crucial aos segurados. O trabalho ágil e incansável de assistência, orientação e intermediação com as seguradoras foi de grande importância para os clientes que tiveram sinistros causados por uma devastadora catástrofe climática.

Relato de atendimento em um sinistro

Entre as ocorrências realizadas pela corretora de Liliane, uma delas foi de um casal que reside em Canoas e teve os dois carros da família atingidos pelas inundações. Além de clientes da Maschi Corretora, Maximiliano Giacomuzzi e Rita Giacomuzzi trabalham no mercado segurador. O marido atua como operacional da Lótus Assessoria e sua esposa exerce a função de executiva em uma seguradora. Quando saíram de seu apartamento, no bairro Harmonia, o nível da água já estava tão elevado que seus veículos não puderam ser utilizados. Os carros ficaram submersos e houve perda total.

Maximiliano tinha um Siena e Rita um Celta. Na condição de corretora de seguros, Liliane atuou intensamente na operação de assistência, notificando as companhias para que seus segurados recebessem as indenizações com rapidez. E foi isso o que aconteceu com o casal, tanto que Rita já adquiriu um novo carro. Nesse momento ela contou novamente com o apoio profissional da Maschi Corretora, que verificou a inexistência de sinistros no veículo que ela comprou. Já seu marido, segue procurando com tranquilidade o automóvel mais adequado ao seu perfil.

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