Dia das Mães SC: Kátia Pacher
22.05.2024 - Fonte: Seguro Catarinense
Durante o mês de maio, o Seguro Catarinense está homenageando mulheres que foram agraciadas com a maternidade e atuam no mercado segurador de Santa Catarina. Confira a seguir o perfil da Gerente Comercial da Seguradora Zurich, Filial Blumenau (SC), Katia Pacher. Ela é mãe do Gabriel Riffel, de 23 anos, e da Lara Beatriz Riffel, de 14 anos.
Com 30 anos de atuação no segmento, Katia tem uma agenda profissional bem dinâmica, que inclui muitas visitas comerciais. Conciliar trabalho com maternidade sempre foi desafiador, mas seu instinto maternal foi crucial para que ela pudesse atender às suas responsabilidades de mãe e também manter a rotina do mundo corporativo. Durante os cinco primeiros anos de vida de seus filhos, eles acompanharam Katia diariamente de Timbó, onde reside a família, para Blumenau, cidade que ela sempre trabalhou.
"Ambos frequentaram escolinha infantil em período integral enquanto eu trabalhava. Na época da creche eu ainda os amamentava e por isso optei por levá-los para Blumenau. Isso me proporcionou conforto e alívio por ter eles mais perto de mim", recorda. Mas quando seus filhos cresceram e ingressaram na escola, passaram a estudar em Timbó: "durante essa fase pude contar com o apoio da família, incluindo o pai e os avós. Essa rede de apoio foi fundamental para garantir que meus filhos recebessem todo o cuidado e atenção necessários enquanto eu me dedicava ao trabalho". Atualmente o filho mais velho está no 8º semestre do curso de Medicina na Unidavi e a filha está no 8ª ano do Ensino Fundamental do colégio municipal Polidoro Santiago.
O carinho e a dedicação aos filhos, bem como o exemplo de mulher que sempre atuou no mercado de trabalho, faz com que Gabriel e Lara Beatriz tenham muitos elogios para a mamãe Katia. “O que mais admiro nela é sua incrível capacidade de equilibrar com maestria seus papéis de mãe e de executiva do setor de seguros. Em casa ela é o coração acolhedor e em âmbito profissional é uma referência de determinação e excelência”, afirma Gabriel. “Me encanta a persistência dela em resolver os problemas sem depender de ninguém. Ela é uma mulher extremamente forte e eu tenho muito orgulho dela”, salienta Lara Beatriz.
A maternidade proporcionou aprendizados e trouxe novas percepções para Katia, fazendo com que ela valorizasse ainda mais sua progenitora "quando me tornei mãe, compreendi todas as preocupações e angústias que acompanham as mulheres que têm filhos e eu tenho muito a agradecer a minha mãe, por tudo que ela fez por mim". A maternidade foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida. Seu primogênito nasceu quando ela tinha 25 anos e cursava o último semestre da Graduação: "o Gabriel foi um presente de Deus, pois com sua chegada descobri o verdadeiro significado do amor incondicional. Já minha filha Lara nasceu quando eu tinha 33 anos e tudo foi mais tranquilo devido a minha experiência".
Nas horas de folga Katia gosta de sair, passear e conhecer lugares novos junto com os filhos: “já fizemos mergulhos, trilhas, passeios de trem, cavalgada na praia, cruzeiro em navio e até descida em uma tirolesa”. Ela se considera uma mãe bastante zelosa e em sua opinião o amor materno é uma jornada de aprendizado constante. "Cada desafio é enfrentado com coragem e determinação. Meus filhos são meus tesouros, um pedacinho de mim gerado com todo amor que eu pude dar", conclui Katia.