Mercado bilionário de tecnologia para animais de estimação representa grandes possibilidades para o setor de seguros
09.01.2023 - Fonte: Insurtalks
De acordo com o “Censo Pet” — um levantamento realizado pelo Instituto Pet Brasil junto ao IBGE, o Brasil tem mais de 139 milhões de animais de estimação , dentre eles, 54 milhões são de cães e 23,9 milhões de gatos. Os números demonstram o quanto os animais de estimação são adorados pelos brasileiros.
Estudos demonstram que a companhia dos pets melhora a saúde dos humanos
Não é novidade que o vínculo emocional que se estabelece entre um animal e um humano pode ser terapêutico. Alguns estudos têm corroborado que a presença e a companhia de um animal de estimação ajudam a melhorar a pressão arterial e a temperatura corporal, bem como reduzem a ansiedade, aumentam a motivação e a vontade de socializar. Além disso, a Associação Americana do Coração divulgou um estudo que mostrou que ter um pet, sobretudo um cachorro, ajuda a afastar problemas cardiovasculares. A pesquisa destaca que o risco de morte entre pessoas com doença cardíaca é até quatro vezes menor quando se convive com um bichinho. Ou seja, ter um pet aumenta a qualidade de vida.
Pets movimentam um mercado bilionário
Com tantos benefícios associados às suas companhias e com uma presença forte em tantos lares, não é por acaso que os pets movimentam um mercado bilionário que, inclusive, inspira negócios no Brasil. Somente entre 2020 e 2022, o setor cresceu 30% e hoje fatura 50 bilhões de reais.
A tecnologia para animais de estimação está crescendo
Junto com o crescimento dos negócios relacionados aos pets, era de se esperar que a tecnologia para animais de estimação também se desenvolvesse para acompanhar a evolução desse mercado. Um recente relatório da Cloud Insurance, insurtech que oferece soluções para ajudar empreendedores a lançar ofertas de seguro digital para animais de estimação, apontou que o mercado global de tecnologia para animais de estimação atingirá US$31,9 bilhões até 2027, com um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 24,7% de 2020 a 2027.
Seguradoras podem explorar o mercado pet por meio dos dados de tecnologia para animais
Conforme a tecnologia para animais se desenvolve, a forma de cuidar dos bichinhos se transforma. Com o uso de gadgets, aplicativos e uma infinidade de possibilidades tecnológicas tornam os cuidados mais fáceis e diligentes. E é nesse ponto que a tecnologia cria novos caminhos para o Seguro Pet: as seguradoras podem explorar o mercado pet por meio dos dados de tecnologia gerados. Pensando em algumas possibilidades, a insurtech Cloud Insurance apontou algumas tendências no espaço de tecnologia para animais de estimação que as seguradoras precisam conhecer para tomar como base na criação de novos produtos ou no desenvolvimento/melhoria nos que já existem.
Dispositivos vestíveis
Da mesma forma que nos mercados de tecnologia e seguros de saúde, os dispositivos vestíveis para animais de estimação estão em alta. Assim como os humanos, a obesidade dos animais de estimação está aumentando e isso os torna mais suscetíveis a problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.
Coleiras inteligentes habilitadas para Bluetooth e rastreadores GPS
Permitem que as seguradoras de animais de estimação tenham acesso aos dados de atividades de animais de estimação. Alguns dados que as seguradoras podem acessar incluem localização do animal de estimação, movimento, número de passos diários e progresso do treinamento.
Ferramentas digitais de creche
Por meio da tecnologia para animais de estimação, como uma bola inteligente com uma câmera para animais de estimação, as pessoas podem usar um aplicativo móvel para brincar com seus animais de estimação onde quer que estejam. Essas ferramentas permitem que os donos dos pets dêem remotamente a seus cães uma guloseima ou atraiam seus felinos em um jogo de perseguição a laser por meio de serviços digitais de creche para animais de estimação.
Serviços online para pets
Os serviços online para animais de estimação estão em alta. Do software de agendamento para colocação do microchip subcutâneo que permite obter a um só tempo várias informações médicas relevantes de um pet (como idade e histórico de doenças), passando pela compra de ração e brinquedos os serviços online para animais de estimação estão ficando mais diversificados a cada dia e pode ser interessante para alguns players de seguros pensarem em alguma parceria para garantir a segurança, inclusive, dessas operações, já que muitos donos de cães e gatos contratam e pagam cuidadores para tomar conta e levar o pet nos serviços agendados virtualmente.
Insights
Segundo a insurtech responsável pelo estudo, as coleiras inteligentes habilitadas para Bluetooth e os rastreadores GPS podem ajudar as seguradoras a realizar um gerenciamento de risco mais eficaz e preciso e, portanto, tornar o seguro para animais de estimação mais acessível e expandir o alcance do cliente. Já as ferramentas digitais de creche podem funcionar de forma semelhante à análise comportamental e fornecer insights para que as Companhias possam melhorar produtos e serviços. Além disso, a Cloud Insurance observou que as empresas estão criando novas tecnologias que podem detectar mercados de saúde além dos níveis de atividade, como um monitor de saúde inteligente que detecta problemas de saúde felinos por meio da areia do gato.
Gerenciamento de risco mais eficaz
O estudo da insurtech conclui que todas as tendências apontadas em relação à tecnologia para animais de estimação podem ajudar as seguradoras a conduzir um gerenciamento de risco mais eficaz. Por isso e por todos os insights levantados, é certo deduzir que o mercado bilionário de tecnologia para animais de estimação representa grandes possibilidades para o setor de seguros. Seguradoras como a SulAmérica, por exemplo, oferecem várias coberturas Pet por meio do Seguro Residencial.
É preciso criar, desenvolver e melhorar produtos de proteção para os animais de estimação
Betty White, famosa atriz hollywoodiana que foi fortemente envolvida na causa dos animais, declarou: “Os animais não mentem. Os animais não criticam. Se os animais tivessem dias de mau humor, lidariam com eles melhor do que os humanos” e Oscar Wilde, famoso e renomado escritor disse: “Se você passar tempo com os animais, corre o risco de se tornar uma pessoa melhor”. Essas duas frases dão uma noção do grande valor dos animais de estimação.Dada essa importância, é necessário entender que, para além das grandes oportunidades que a tecnologia possibilita dentro do mercado de seguros pet, é importante criar, desenvolver e melhorar produtos de proteção para os animais de estimação. Afinal, muitas vezes, eles são considerados como membros da família e, como tais, precisam ser cuidados com o máximo de zelo e, nesse aspecto, é função primordial dos players de seguros disponibilizar serviços e produtos, com apoio da tecnologia, que forneçam a maior gama possível de proteção aos pets.