Mulher Segura: SindsegSC entrevista Fabiane Romagna Marcelino
15.03.2023 - Fonte: SindsegSC
Todos os anos, o mês de março é dedicado as mulheres e a sua importante contribuição nos espaços da sociedade. Para homenagear a presença feminina no mercado de seguros, o SindsegSC convidou todas as integrantes dos Grupos de Trabalho Regionais da entidade para falar sobre o ramo, suas experiências e o Dia Internacional da Mulher.
A entrevista do dia é a Fabiane Romagna Marcelino. A executiva é formada em Administração e possui MBA em Marketing Estratégico. Atua como Gestora de Negócios da Liberty Seguros, em Florianópolis.
Veja a entrevista completa abaixo e inspire-se
QUEM É FABIANE ROMAGNA MARCELINO?
Sou uma mulher alegre, comunicativa, que adora ler, assistir filmes, cozinhar e caminhar na praia. Tenho dois filhos maravilhosos que são a razão da minha vida. Como adoro desafios, este ano vou começar a graduação de Psicologia, um sonho antigo que estou podendo realizar agora.
VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?
Sempre acreditei que é através das nossas atitudes que inspiramos as pessoas ao nosso redor. Na minha família somos em três irmãs, eu sou a mais velha e automaticamente várias responsabilidades pesaram em cima de mim, apesar disso foi muito gratificante ter passado os ensinamentos às minhas irmãs. E o mais importante disso tudo é concluir hoje através dos comentários delas o quanto eu contribuí para as mulheres maravilhosas que elas se tornaram. Também sirvo de inspiração para minha filha com ensinamentos de uma sociedade mais diversa onde as mulheres podem fazer o que quiserem e estarem no lugar que elas desejarem sem ter que seguir um padrão imposto por uma sociedade conservadora.
NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA A SOCIEDADE?
Este dia é o momento de lembrarmos que muitas mulheres sacrificaram as suas vidas para conseguirmos os direitos que temos hoje, como trabalhar, votar, estudar, conquistar a independência enfim termos o direito de escolhermos o caminho que desejamos seguir por nós mesmas. Mas a luta continua temos muito mais para conquistar, a sororidade tem papel fundamental neste caminho.
NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?
Somos rotuladas com muitos comentários e conceitos pré-formatados, no início me calava, mas depois fui me tornando uma mulher corajosa e forte, não podemos deixar que este tipo de preconceito se perpetue. Temos que nos impor, mas claro nós mulheres sempre temos que estudar e trabalhar mais, para mostrarmos que somos capazes de entregar um trabalho com excelência. Hoje na Liberty temos projetos que me enchem de orgulho de trabalhar nesta empresa, o projeto Mulheres Seguras é um deles, onde promovemos o empoderamento e o empreendedorismo feminino.
SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?
A empatia e a união entre as mulheres é fundamental nas nossas conquistas futuras, porém também não podemos deixar de incluir os homens nesta construção, pois é importante que eles entendam e apoiem as mulheres neste novo rumo que estamos seguindo. As empresas também poderiam trabalhar para um ambiente mais diverso e inclusivo nos recrutamentos de pessoas, abrindo mais vagas gerenciais às mulheres.
POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É O SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?
Estava trabalhando como estagiária num banco quando surgiu a oportunidade de trabalhar numa corretora, onde fiquei por 7 anos, aprendi muito lá, foi uma escola para mim. Eu achava que estava na hora de alçar voos maiores, foi quando o gerente da filial da Liberty me convidou para trabalhar na Cia, empresa a qual estou há 17 anos, parece muito tempo, mas não é, sempre estamos aprendendo coisas novas e encarando novos desafios.
QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?
Não podemos nos acomodar, a mudança tem que partir de cada uma de nós. O mercado de seguros até um tempo atrás era muito masculino, hoje aos poucos estamos conquistando o nosso espaço. Tenho muito orgulho de trabalhar na Liberty onde temos como presidente a Patrícia Chacon, uma mulher muito competente de liderança inspiradora, sendo um exemplo para nós.
PING PONG
Livro: As Cinco Linguagens do Amor
Filme/Série: As Telefonistas da Netflix
Música: Bem que se quis, da Marisa Monte
Esporte: Vôlei
Comida favorita: como uma boa italiana, adoro massas
Um dia perfeito: qualquer programa com meus filhos
Lugar que deseja conhecer: Portugal
Exemplo de vida: Meu pai
Mulher de referência: Minha mãe
Frase: Viva para ser feliz, não para agradar os outros.