Mulheres que inspiram: Siméia Heleodoro
06.03.2023 - Fonte: Seguro Catarinense
Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o mundo para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais femininas. E em homenagem a essa data especial o Seguro Catarinense apresenta em março, o perfil de mulheres que construíram suas trajetórias no mercado segurador de Santa Catarina como a gerente executiva do SindsegSC, Siméia Tamara Coelho Heleodoro.
Casada e mãe de uma menina de 4 anos, Siméia se define como uma pessoa apaixonada pela vida e por sua profissão. Ela afirma ter muita fé, ser uma sonhadora e possuir determinação, dedicação, persistência, sociabilidade, curiosidade e amor pelo que faz.
Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue e pós-graduadaem Gestão de Seguros e em Gestão de Pessoas, Siméia ainda tem habilitação no Curso de Corretor de Seguros. Confira abaixo a entrevista do Seguro Catarinense com Siméia.
Seguro Catarinense- Há quanto tempo você atua no setor de seguros e há quantos anos trabalha no SindsegSC?
Siméia - Faz 19 anos que atuo no segmento e sempre trabalhei no SindsegSC. Ingressei na função de assistente administrativa, depois fui promovida a gerente administrativa e desde 2015 exerço a função de gerente executiva. Esse mercado é muito dinâmico, instigante e aguça diariamente a nossa vida. Sou muito feliz por trabalhar no Sindicato.
Agradeço a Deus todos os dias por minha atividade e pelas pessoas que convivemos diariamente. Não falo somente da equipe, que é fantástica, mas também dos representantes das seguradoras, dos grupos de trabalho (Norte, Sul, Oeste, Capital, Vale do Itajaí), dos corretores de seguros, dos prestadores de serviços, das instituições e das entidades parceiras. Que Deus continue me concedendo sabedoria, discernimento e comprometimento para continuar fazendo o “nosso” trabalho por muitos anos.
Seguro Catarinense – Quais são suas atividades e como é seu dia a dia?
Siméia - O capital humano do mercado de seguros catarinense é muito forte, pois é composto por pessoas comprometidas e isso é muito bom para uma entidade de classe como o SindsegSC. Atuo em todo o estado, e essas pessoas estudam o mercado de suas regiões, analisam e discutem em reuniões as demandas, e eulevo essas demandas para a mesa diretiva, onde são alinhadas e realizadas de acordo com cada pasta de atividade da entidade.
Seguro Catarinense - Em relação à época que você iniciou no setor de seguros qual foi a mudança mais significativa no que se refere a atuação das mulheres?
Siméia– Quando eu ingressei no setor os cargos de liderança das seguradoras eram muito masculinos, mas o cenário mudou, a mulher foi sim conquistando seu espaço. Para compreender o que quero dizer, em 2015, somente nas associadas do SindsegSC haviam58 profissionais em cargos de liderança, sendo 47 homens e apenas 11 mulheres.
Hoje o cenário parece estar melhor, temos mulheres na presidência das seguradoras que antes não era visto, como exemplo a Patricia Chacon, que é uma referência para as mulheres do mercado de seguros e para o mundo. O que nos alivia é estar em um segmento que atua em prol das carreiras femininas, da diversidade, da inclusão – o mercado de seguros nos mostra isso. Sabemos que quando se abraça essas causas, é muito mais fácil captar tendências e apresentar bons resultados. A mulher é persistente, ela não desiste, ela cria soluções e conquista espaço. “Eu tenho esperança no futuro”.
Seguro Catarinense - Em sua opinião, quais foram os fatores que contribuíram para o crescimento profissional feminino no setor de seguros?
Siméia - Não sei dizer quantas vezes falei sobre a questão da mulher, o seu crescimento profissional, o seu valor, a sua capacidade de lidar com a tripla jornada. Vejo que são muitos fatores, mas entendo que quando uma instituição ou empresa cria cultura que favorecem o crescimento das mulheres, os homens também são beneficiados e isso é fantástico! Sempre digo, nós mulheres não queremos ultrapassar os homens, mas sim estar lado a lado e ter respeito de igual para igual, assim todos se desenvolvem juntos.
Seguro Catarinense - Para você o que representa o Dia Internacional da Mulher?
Siméia - Tema que nos faz pensar muito.... Acredito que é uma causa que serve para celebrar os meus avanços e os das mulheres na sociedade. Temos conhecimento que celebra muitas conquistas, mas também nos mostra o quanto devemos evoluir dia a dia. Temos uma tripla jornada e isso nos fortalece também em nossas lutas, mas torço pelo desenvolvimento de homens mais participativos e mulheres mais felizes. Temos que acreditar, que somos capacitadas e entendemos sim, de falas sociais,políticas e econômicas. É inadmissível nos dias de hoje, ouvir algo como “isso não é assunto de Mulher”.
Precisamos sempre lembrar, que hoje se nós mulheres estamos aqui dando entrevistas ou fazendo a nossa evolução aparecer no Dia Internacional da Mulher é porque ‘Clara Zetkin’ ativista e defensora dos direitos das mulheres levou a proposta de tornar a data internacional (corajosa, na minha visão! Isso foi em 1910 durante a Conferência Internacional de Mulheres Socialista em Copenhague, mas a data só foi oficializada em 1975 quando a ONU começou a comemorar a data).
Outro fato histórico que gosto muito, e que relatava quando ministrava o curso de Etiqueta Social e Empresarial na empresa anterior, são as lições de vida da mulher mais elegante do mundo, a Coco Chanel. A luta dela foi fantástica (não sei se conseguiria ter a mesma garra com todas as adversidades da época). Chanel, não foi somente a mulher que criou e imortalizou o “pretinho básico” (na década de 1920 ela criou os famosos vestidos pretos, estendendo a cor, que antes era reservada somente para os momentos de LUTO), mas popularizou as calças femininas e roupas fáceis e práticas que deixavam as mulheres chiques e confortáveis. Com sua personalidade forte e decidida, Chanelconduziu as mulheres diretamente para uma nova era, ela quebrou paradigmas. E assim como ela, existem muitas mulheresque são exemplos e fazem a diferença.
Conheça mais sobre a Siméia:
- Signo: gêmeos
- Passatempo preferido: conviver com a família
- Viagem inesquecível: Bento Gonçalves/RS
- Filosofia de vida: viver, ser uma boa mãe a cada dia e ajudar minha filha a tornar-se uma cidadã do bem.