“Seguros é um negócio de pessoas para pessoas”, afirma David Colmenares
26.09.2023 - Fonte: Sonho Seguro
A América Latina é uma região com 665 milhões de pessoas, uma idade média de 30 anos, segundo dados de 2021, e na qual 63% da sua população tem entre 15 e 59 anos. “Sem dúvida, estes números mostram o enorme potencial de crescimento e consolidação que o setor segurador tem num ambiente variado e em que cada país tem a sua particularidade em termos macroeconômicos e de situação política”, afirma David Colmenares, diretor comercial para a América Latina da Allianz Commercial, que participou do painel Transformação Digital nesta tarde, durante a Fides Rio 2023.
Em conversa com o Sonho Seguro, ele afirmou que esses números revelam o grande desafio de ter planos que incluam uma abordagem estratégica ampla combinada com uma execução local de alto impacto, que aproveite as novas tecnologias, a mineração de dados, a inteligência artificial e a digitalização para oferecer melhores respostas em menos tempo, sem perder de vista uma máxima do nosso setor: somos um negócio de e para pessoas.
Em relação às tendências e oportunidades, o executivo acredita que é preciso continuar trabalhando para consolidar a cultura de seguros na região. “Ainda existem países em que o seguro é visto como uma despesa e não como um investimento, e isso é perceptivo, principalmente no mercado varejista. Por outro lado, na oferta de produtos que administramos na Allianz Commercial para nossos clientes corporativos ou empresariais, temos grande potencial para continuar a abordar o modelo insurtech, bem como seguros para a transição energética e para diretores e administradores mitigarem os riscos associados à alta administração”.
O grupo aproveitou a Fides Rio 2023 para lançar as operações da Allianz Commercial em toda a América Latina. O anúncio é resultado da união de forças das empresas da Allianz na Argentina, Brasil, Colômbia e México com a Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), com o objetivo de atender os clientes de seguros comerciais com uma abordagem unificada no mercado.
Liderado na América Latina por David Colmenares, os negócios da Allianz na Argentina, Brasil, Colômbia e México atuam sob o nome comercial de Allianz Commercial para oferecer uma abordagem integrada para empresas de médio porte, grandes corporações e riscos especializados em toda a região.
Globalmente, a Allianz Commercial está estruturada em onze regiões, cada uma liderada por um Diretor Comercial que gerencia o negócio integrado para clientes e corretores com uma abordagem comercial unificada e consistente, oferecendo um amplo conjunto de soluções.
“A nova estrutura regional nos proporciona uma presença ideal em todos os principais mercados em todo o mundo – e agora na América Latina. Seremos capazes de atuar plenamente no mercado com uma abordagem consistente, oferecendo soluções de produtos avançadas, baseadas em conhecimentos globais da indústria e subscrição, e entregues com conhecimento do mercado local”, comenta O CEO da Allianz Commercial, Joachim Mueller.
Colmenares ressalta que a Allianz Commercial é a resposta para as necessidades de uma região que, como a América Latina, está repleta de oportunidades e grande potencial, aliado a um contexto único. “Graças à nossa proposta, que inclui a combinação do suporte global do grupo Allianz e o conhecimento técnico e específico de nossas equipes locais, iremos consolidar nossa posição no mercado com uma equipe talentosa focada no serviço.”