SindsegSC dá dicas de verão
04.01.2023 - Fonte: Sindseg SC
A época do verão é momento de curtir atividades ao ar-livre, porém são necessários alguns cuidados para garantir um verão seguro. Pensando nisso, separamos algumas dicas para serem colocadas em práticas hoje mesmo
Mantenha-se hidratado
A temperatura alta faz com que o nosso corpo produza mais suor e o líquido perdido nesse processo precisa ser reposto. É recomendando que seja consumido dois litros diários de água ou bebidas naturais, como sucos, água de coco e chás gelados.
O corpo humano é composto por 70% de água e manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A desidratação pode causar gastrite, infecção urinária, inflamação no intestino, fraqueza e infarto.
Utilize protetor solar
Em dias de sol ou até mesmo de chuvas é indicado o uso do protetor solar. O não uso dessa proteção pode causar queimaduras graves ou até mesmo o câncer de pele.
Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protetor solar precisa ser aplicado antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas. Além disso, é importante passar o protetor em todas as partes do corpo que estiverem à mostra.
O uso de chapéus, bonés e óculos de sol também são recomendadas para complementar a proteção contra os raios UV.
Se alimente bem
A alimentação saudável é importante durante o ano todo e no verão, não seria diferente. Geralmente, a temperatura elevada pode tirar o apetite, mas não é recomendado que o estomago fique vazio. O corpo precisa de nutrientes para funcionar da maneira correta.
Opte por alimentos que não tenham muita gordura, invista em saladas bem coloridas e dispense comidas industrializadas. Desta maneira o seu corpo terá os nutrientes que precisa de forma saudável.
Evite nadar logo após comer
Entrar na água após as refeições não é um problema, porém praticar atividade física, como nadar, não é aconselhado. Quando terminamos de comer, o organismo necessita fazer a digestão e essa vai ser a prioridade do corpo. Caso seja feito um esforço muito grande pode ocorrer tontura, náuseas e vômitos.
O tempo de digestão varia de pessoa para pessoa, entretanto, recomenda-se aguardar uma hora antes de realizar atividades físicas.
Proteja a cabeça dos raios UV
É fundamental que a nossa pele seja protegida dos raios UV com protetor solar, mas não só. O couro cabeludo também pode sofrer queimaduras, principalmente nas pessoas que tem cabelos mais finos ou calvície.
Assim como a pele, o couro cabeludo também apresenta vermelhidão, sensibilidade, comichão e, em casos mais graves, pequenas bolhas cheias de líquido.
Para se proteger dessas queimaduras é preciso cobrir a cabeça e evitar se expor ao sol entre às 10h e às 16h.
Insolação
A insolação acontece quando um indivíduo fica muito tempo exposto ao sol e calor intenso. Por conta do aumento rápido da temperatura corpórea, a pessoa pode começar a sentir dor de cabeça, enjoo e sensação de mal-estar geral.
Para evitar a insolação é importante não se expor ao sol entre as 12 horas e as 16 horas, usar protetor solar, chapéus e roupas largas que facilitem a transpiração.